Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal GDF GDF não vai permitir serviços de mototáxi por app na capital federal
GDF

GDF não vai permitir serviços de mototáxi por app na capital federal

Compartilhar
Compartilhar

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) informou que não pretende autorizar a operação de aplicativos de mototáxi na capital do país. A informação veio diante da polêmica que envolve a suspensão dos serviços de Uber Moto e 99 Moto na cidade de São Paulo (SP).

Atualmente, esses serviços estão disponíveis em cidades como Salvador (BA), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), com oferta de corridas em motocicleta e valores calculados pelos aplicativos. No Distrito Federal, o sistema também não é regulamentado, como no caso de São Paulo.

Subsecretário de Fiscalização da Semob, Márcio Reis afirmou que, caso as empresas queiram atuar no DF, o serviço não será autorizado pelo governo local.

“O serviço de mototáxi não está regulamentado aqui. Assim, a operação de sistemas que oferecem isso é considerada irregular. Caso empresas ou plataformas de aplicativo decidam fazê-lo, a atividade não será autorizada, e poderão ser aplicadas medidas administrativas cabíveis contra essas empresas, inclusive multas com valor inicial de R$ 50 mil”, alertou Márcio Reis.

O subsecretário reforçou que qualquer alteração no formato do transporte no DF deve passar pelo processo de regulamentação e estar em conformidade com a legislação, com atenção aos critérios de segurança dos passageiros.

Para o presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa (CLDF), o deputado distrital Max Maciel, a prioridade na capital do país em relação à mobilidade deve ser a melhoria do transporte público.

“Hoje, não vejo essa realidade para o Distrito Federal. Temos, apesar de muita deficiência, uma casualidade no sentido da cobertura da mobilidade urbana. Temos de focar em sistemas sob trilhos e em mais linhas de ônibus para alguns locais. Temos muito vias expressas, rodovias a 80 km/h. E isso é diferente de outras cidades, que quase não têm transporte público”, enfatizou o distrital.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

    Fenaj: violência contra jornalistas cai, mas tem patamar preocupante

    A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra profissionais da imprensa ao longo de 2024. O número é o menor desde 2018 e representa queda de 20,44% em relação a 2023, quando foram contabilizados 181 casos. Os dados fazem parte do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil…

  • Capacitismo no dia a dia: atitudes comuns que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

    Capacitismo no dia a dia: atitudes comuns que impedem a inclusão de pessoas com deficiência

    O que é capacitismo? Capacitismo é o preconceito direcionado às pessoas com deficiência. Trata-se da ideia de que elas são menos capazes, menos produtivas ou dependentes, quando comparadas ao que a sociedade considera “normal”. Mais do que uma simples falta de acessibilidade física, o capacitismo está presente em falas, atitudes e estruturas sociais que reforçam…

  • PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

    PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

    Novo certame oferece oportunidades para delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas Brasília/DF. A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidades estão distribuídas da seguinte forma: 120 vagas para delegados, 69 para peritos, 630 para agentes, 160 para escrivães e 21 para…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
GDF

Governadora em exercício participa de abertura da Semana S

Celina Leão acompanhou abertura do evento, que tem como foco promover reflexões...

GDF

GDF prevê orçamento de R$ 71,7 bilhões para 2026

O valor representa um aumento de 7,6% em relação à Lei Orçamentária...

GDF

GDF inaugura Centro de Referência da Mulher Brasileira em Sobradinho II e chega a cinco unidades de atendimento especializado

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou o quarto Centro de Referência...

GDF amplia vacinação contra a gripe para todos os públicos a partir de segunda-feira (19)

A partir de segunda-feira (19), toda a população do Distrito Federal a...