Taxa de desemprego no DF passa de 15,8% para 16,8%, em fevereiro, aponta IPEDF
O Distrito Federal passou de 15,8% para 16,8% entre janeiro e fevereiro de 2023. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF), divulgados nesta terça-feira (28), pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), em parceria ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A pesquisa também aponta que a capital federal tinha 271 mil desempregados em fevereiro deste ano. Já em relação ao mesmo mês no ano passado, foi registrada uma queda de 3,2% no número de pessoas desempregadas.
Lucia Garcia, economista do Dieese aponta que houve uma “relativa estabilidade da taxa de desemprego atual, de fevereiro de 2023, em relação à taxa de desemprego de fevereiro de 2022”.
“Quanto mais vulnerável é o território, mais rápida é a elevação da taxa de desemprego”, diz Lucia Garcia.
Entretanto, a economista afirma que os dados são típicos do período, por conta de ser um mês mais curto e de inflexões do mercado de trabalho. Segundo ela, o comportamento é esperado e mostra a necessidade de acompanhar as mudanças em março.
Taxa nos setores
A pesquisa comparou os setores responsáveis pela mudança na taxa de desemprego, quando comparado janeiro e fevereiro deste ano:
Variação negativa
- Educação: -5,8%
- Administração pública, defesa e seguridade social: -5,6%
Variação positiva
- Informação e comunicação: 2,3%
- Saúde: 1,9%
Com informações G1-DF