Ir para o conteúdo
Casa Segurança Pública Anistia Internacional faz alerta contra violência policial no Brasil
Segurança Pública

Anistia Internacional faz alerta contra violência policial no Brasil

Compartilhar
Compartilhar

Anistia Internacional fez um alerta contra a violência policial no Brasil e afirmou que o problema continua afetando o país, em seu relatório anual sobre a situação dos Direitos Humanos no mundo, divulgado nessa terça-feira (29/4).

No documento, a organização afirma que os casos envolvendo violência praticada por agentes da lei estão camuflados sob a justificativa de “guerra às drogas”.

Com base no último relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado no último ano, a Anistia Internacional aponta que o número de homicídios praticados pela polícia brasileira aumentou 188% entre 2013 e 2023. Somente no último ano analisado, as mortes chegaram a 6.393.

Negros e jovens foram os principais alvos do uso excessivo de força policial, representando 82% e 71% das mortes, conforme os dados destacados no relatório.

Mortes de policiais

O documento enfatiza, ainda, que o racismo também está presente em casos de violência contra policiais. Cerca de 69,7% dos oficiais mortos por violência letal são negros.

“Esse nível de violência afetou a saúde mental dos policiais. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública relatou que a taxa de suicídio entre policiais aumentou 26,2% de 2022 a 2023, com um total de 118 casos”, diz o texto do relatório.

Impunidade

A responsabilização por violações contra os direitos humanos, cometidos por agentes do Estado, também foi alvo de críticas do documento. Para a Anistia Internacional, os casos de punição contra tais violações ainda continuam baixos no Brasil.

Como exemplo, a Anistia Internacional citou o caso de Johnatha de Oliveira, morto a tiros aos 19 anos após levar uma travessa de pavê para a avô na comunidade de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro.

Ele foi assassinado pelo policial Alessandro Marcelino da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade em 2014. Dez anos depois, o 3º Tribunal do Júri da Capital, no Rio de Janeiro, decidiu que o caso devia ser tipificado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A decisão chegou a ser revertida, e a Justiça ordenou que um novo júri fosse realizado para analisar o caso. Até o momento, no entanto, o julgamento ainda não aconteceu.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

    Órgãos públicos terão mudanças no funcionamento nesta quinta (1º) e na sexta (2). Emergências, UPAs e Samu, além das forças de segurança, atuam 24 horas, todos os dias da semana; transporte público funcionará conforme tabela de domingos e feriados Os serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão alterações no funcionamento durante o feriado prolongado…

  • Militantes do PT de Ceilândia formam chapa para disputar PED 2025; “Lula no Planalto e PT no Buriti”

    Militantes do PT de Ceilândia formam chapa para disputar PED 2025; “Lula no Planalto e PT no Buriti”

    Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ceilândia formaram uma chapa para disputar a próxima edição do Processo de Eleição Direta (PED) a ser realizado no próximo dia 6 de julho. Com o nome de “Lula no Planalto e PT no Buriti”, a chapa pretende reunir os militantes em torno de uma nova proposta…

  • Metrô do DF terá funcionamento ampliado até 21h30 aos domingos

    Metrô do DF terá funcionamento ampliado até 21h30 aos domingos

    O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h. Aumentar o horário de funcionamento das…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Ibaneis anuncia construção de batalhão da PMDF no Sol Nascente

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a construção de...

Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quarta-feira (23) a...

PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças na web

“A Polícia Federal recebe, em média, 1.500 denúncias por dia de conteúdo...

Para Hugo Motta, segurança pública está em “metástase”

O governo deve protocolar proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na...