Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador
Distrito Federal

Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

Compartilhar
Compartilhar

Órgãos públicos terão mudanças no funcionamento nesta quinta (1º) e na sexta (2). Emergências, UPAs e Samu, além das forças de segurança, atuam 24 horas, todos os dias da semana; transporte público funcionará conforme tabela de domingos e feriados

Os serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão alterações no funcionamento durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador. A data, que é celebrada nesta quinta-feira (1º), emendou com a sexta-feira (2), decretada como ponto facultativo pelo governador Ibaneis Rocha.

Transporte público

Programa Vai de Graça assegura gratuidade de passagem no feriado desta quinta (1º) e no domingo (4) | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que haverá mudança no funcionamento apenas na quinta-feira, das 7h às 19h. Na sexta e sábado, os horários serão normais, de 5h30 às 23h30, assim como no domingo, de 7h às 19h. Na quinta e no domingo a passagem será gratuita devido ao programa Vai de Graça.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) comunica que os ônibus vão circular na quinta-feira conforme a tabela de feriados, também com tarifa gratuita por meio do Vai de Graça, assim como no domingo. Na sexta, os coletivos seguirão os horários de dias úteis, com flexibilização da operação das linhas que atendem exclusivamente à instituições de ensino e Esplanada. Sábado e domingo terão horários de final de semana.

Trânsito

Não haverá expediente administrativo no Departamento de Trânsito (Detran-DF) entre os dias 1º e 4 deste mês. No entanto, funcionam normalmente as ações de Educação, Fiscalização e Engenharia de Trânsito. Os serviços digitais continuarão disponíveis pelo Portal de Serviços e pelo aplicativo Detran-DF Digital.

Saúde

A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h | Foto: Divulgação/Novacap
  • Samu – Atendimento 24 horas pelo telefone 192.
  • Emergências – As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.
  • Saúde bucal – A assistência nas unidades básicas de saúde (UBSs) e nos centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) será interrompida na quinta, retornando ao atendimento normal na sexta-feira. A urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h. Não haverá atendimento na urgência odontológica do Hospital Regional do Gama (HRG), que retoma os atendimentos na sexta, das 19h à 1h.
  • Caps – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) III estarão abertos 24h. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem no feriado. Para atendimentos emergenciais em psiquiatria, as referências são o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Base (HBDF).
  • Farmácias de alto custo – As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica fecham dia 1° de maio. O atendimento retorna na sexta-feira, de 7h às 19h.
  • Hemocentro – Na quinta-feira, não haverá atendimento no Hemocentro de Brasília. Na sexta-feira e no sábado, o atendimento será normal, das 7h15 às 18h. O equipamento não abre aos domingos.
  • Ambulatórios e policlínicas – As unidades não abrem na quinta e funcionam normalmente sexta.
  • Vacinação – Não haverá vacinação quinta-feira e o funcionamento será normal no dia seguinte.
  • UBSs – A rede de unidades básicas de saúde fica fechada durante o Dia do Trabalho, abrindo em horário normal na sexta.

Segurança

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Trabalho da PMDF não terá interrupção durante o feriado prolongado | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. As corporações podem ser acionadas a qualquer momento pelos números 190 e 193, respectivamente.

Todas as unidades da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) estarão operando normalmente durante o feriado, garantindo atendimento 24 horas à população. As 31 delegacias circunscricionais funcionarão ininterruptamente em regime de plantão.

As unidades da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e da Criança e do Adolescente (DCA I e II) também permanecerão abertas 24 horas. Durante o feriado, os registros de ocorrências em flagrante delito serão realizados nas seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ª DP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

A Defesa Civil vai atuar em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar pelos telefones 193 ou 199.

Justiça e Cidadania

Os núcleos de Direito Delas vão atender em regime de plantão por meio do telefone 98382-0130 | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Não haverá atendimento presencial nos serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) de quinta-feira a domingo, mas serão disponibilizados canais para registro de urgências.

As unidades do Conselho Tutelar e o Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas. No entanto, as demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125, contato da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação de Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Os núcleos de Direito Delas também estarão fechados, mas atendendo em regime de plantão por meio do telefone 98382-0130.

Os serviços do Na Hora e Procon retornam na segunda-feira.

Assistência social

A maioria dos restaurantes comunitários vai funcionar no feriado | Foto: Lúcio Bernardo Jr./ Agência

Brasília

Os restaurantes comunitários funcionarão normalmente todos os dias, com exceção das unidades da Estrutural, Ceilândia e Sol Nascente, que funcionarão apenas no sábado, e de Santa Maria, Samambaia e Paranoá, que estão em manutenção.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), durante o feriado, abrem normalmente a Central de Vagas, a UPS 24h e a Unidade de Acolhimento. Já as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Convivência (Cecon) estarão fechadas.

O Centro Pop terá funcionamento das 7h30 às 17h para serviços básicos ao público e fornecimento de alimentação. Sábados, domingos e feriados não há atendimentos particularizados, recepção, guarda de documentos e maleiro.

A Secretaria da Mulher (SMDF) informa que a Casa da Mulher Brasileira terá o funcionamento normal, 24 horas, para o alojamento de passagem. O mesmo vale para a Casa Abrigo. As unidades do Centro Especializados de Atendimento às Mulheres (Ceams) e o Espaço Acolher estarão fechados.

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) terá o funcionamento alterado no feriado prolongado. Não haverá expediente nos núcleos de assistência jurídica e na sede administrativa. O Núcleo de Assistência Jurídica do plantão funciona 24 horas durante o período. Demandas urgentes podem ser registradas pelo contato (061) 99359-0015.

Lazer

A Casa de Chá funcionária de sexta a domingo | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Zoológico de Brasília vai abrir de quinta a domingo de 8h30 às 17h, com entrada permitida até 16h. O Jardim Botânico de Brasília também estará aberto todos os dias, de 9h às 17h. Nos dois equipamentos, a entrada será gratuita na quinta e domingo graças ao programa Lazer para Todos, enquanto na sexta e sábado será liberada mediante pagamento.

A Casa de Chá fechará na quinta, mas receberá o público normalmente de sexta a domingo, sempre das 10h30 às 19h30. O Mirante da Torre de TV funcionará todos os dias, das 9h às 18h45. A visitação é gratuita, com entrada por ordem de chegada. O Planetário de Brasília funcionará normalmente, com sessões na Cúpula às 11h, 14h30, 16h, 17h e 18h.

Cultura

As atividades dos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) também terão alterações. Do dia 1 ao 4, estarão fechados a Biblioteca Nacional de Brasília, a Biblioteca Pública de Brasília, o Espaço Oscar Niemeyer e o Centro de Dança do DF. O Cine Brasília receberá o público com programação especial em homenagem ao Dia do Trabalhador, com a mostra O Gesto Insubmisso: O Cinema de Straub-Huillet.

A programação seguirá normalmente no Complexo Cultural de Samambaia, Complexo Cultural de Planaltina, Centro Cultural Três Poderes, Museu do Catetinho, Memorial dos Povos Indígenas, Museu Nacional da República, Museu Vivo da Memória Candanga e Teatro Nacional Cláudio Santoro. O Espaço Cultural Renato Russo abre no dia 3 e estará fechado na quinta, sábado e domingo.

Educação e esporte

Não haverá expediente nas unidades da rede pública de ensino, incluindo escolas, creches e instituições parceiras, de quinta a domingo. A Secretaria de Educação (SEEDF) informa que o dia 2 é um dia letivo móvel e que cada instituição educacional pode aderir ou não à suspensão das atividades, não havendo obrigatoriedade. Nestes casos, deverá haver reposição conforme previsto no calendário escolar.

Os Centros Olímpicos e Paralímpicos também estarão fechados. Já o Parque da Cidade estará aberto, com livre circulação de pessoas. Serão mantidos os serviços de segurança, vigilância e limpeza do espaço, mas a administração não vai abrir.

Água e energia

Os serviços da CEB IPes voltados ao atendimento ao público (manutenção e registro de demandas) funcionam normalmente, 24h por dia. O atendimento é pelo telefone 155, pelo aplicativo Ilumina DF ou pelo site.

As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília estarão fechadas apenas na quinta-feira e funcionarão normalmente na sexta-feira, de 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 13h. Os canais de atendimento estão disponíveis diariamente, 24h.

A Caesb informa que nos dias 1 e 2 não haverá atendimento presencial na sede e nos escritórios de atendimento, mas as equipes de Operação e Manutenção trabalharão normalmente. Os consumidores que precisarem da companhia podem ligar para a Central de Atendimento, telefone 115. Também podem solicitar serviços pelo WhatsApp (61) 3029-8115, pelo aplicativo ou pelo site da companhia.

Limpeza urbana

As unidades operacionais e os serviços do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente nos dias 1º e 2 de maio. Estarão em operação a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as usinas de compostagem, além das Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRR), transbordos e gerências de limpeza.

Os papa-entulhos também permanecerão abertos para receber entulhos e restos de obras da população. Os equipamentos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h, e recebem até 1 m³ por descarga. As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, que pode ser consultado no aplicativo SLU Coleta DF ou no site.

Trabalho

As agências do trabalhador não terão atendimento durante o feriado.

BRB

As agências do BRB estarão fechadas na quinta-feira (1º), mas reabrem no dia seguinte com o horário normal, das 8h30 às 17h.

Ceasa

O mercado da Ceasa funciona normalmente na quinta e sexta-feira, e fica fechado sábado e domingo.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação (UCs) administradas pela autarquia funcionam normalmente de quinta-feira a domingo, sem nenhuma alteração no atendimento.

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico de Águas Claras: das 6h às 22h
– Parque Ecológico Areal: das 6h às 22h
– Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
– Parque Distrital das Copaíbas: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
– Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Gama: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Lago Norte: das6h às 20h
– Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portal principal) e das 6h às 18h (laterais)
– Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 19h
– Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 18h.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Histórias de dedicação na rede pública de ensino marcam Dia do Educador Social Voluntário

Servidoras que atuam ou atuaram como voluntárias falam do impacto do trabalho...

Governador Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (25)...

Tribunal de Justiça moderniza página de Transparência e Prestação de Contas

A nova versão conta com conteúdos organizados por áreas temáticas e promove...

Feriado: Ibaneis decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio

O decreto que oficializa o ponto facultativo na capital na próxima sexta...