Ir para o conteúdo
Casa Justiça TJDFT mantém indenização a adolescente ferido por tiro de policial militar
Justiça

TJDFT mantém indenização a adolescente ferido por tiro de policial militar

Compartilhar
Compartilhar

Por unanimidade, a 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou a condenação do Distrito Federal a pagar R$ 25 mil por danos estéticos e R$ 50 mil por danos morais a um adolescente atingido por disparo de arma de fogo efetuado por policial militar em serviço. O colegiado também rejeitou o pedido da família para elevar os valores.

O incidente ocorreu enquanto o jovem brincava próximo à própria casa. Durante abordagem a suspeitos de furto, um policial disparou e acertou o pé do menor, que precisou de cirurgias e ficou internado cerca de dois meses. A mãe relata trauma psicológico e dificuldades de locomoção do filho. A 3ª Vara da Fazenda Pública reconheceu a responsabilidade do Estado e fixou a indenização, decisão que gerou recursos das duas partes.

O Distrito Federal sustentou que o disparo resultou de acidente, sem dolo ou culpa, e alegou inexistência de sequelas permanentes. Argumentou ainda que as cifras seriam elevadas em comparação a casos de maior gravidade. Os autores, por sua vez, defenderam que a quantia não refletia a extensão dos prejuízos físicos e emocionais e solicitaram majoração.

Ao analisar os recursos, o relator observou que laudo pericial confirmou “sequela funcional permanente na dorso flexão do pé esquerdo e primeiro artelho”. O magistrado enfatizou que, nos termos do artigo 37, § 6º, da Constituição, “a responsabilidade civil do Estado é objetiva,(…) bastando a comprovação do nexo causal entre a conduta do agente público e o dano”. O colegiado concluiu que o tiro disparado em serviço caracteriza falha estatal e que os valores fixados respeitam os critérios de proporcionalidade e razoabilidade, pois compensam o sofrimento, desestimulam condutas semelhantes e se alinham à jurisprudência.

Informações do TJDFT

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado do Dia do Trabalhador

    Órgãos públicos terão mudanças no funcionamento nesta quinta (1º) e na sexta (2). Emergências, UPAs e Samu, além das forças de segurança, atuam 24 horas, todos os dias da semana; transporte público funcionará conforme tabela de domingos e feriados Os serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) terão alterações no funcionamento durante o feriado prolongado…

  • Militantes do PT de Ceilândia formam chapa para disputar PED 2025; “Lula no Planalto e PT no Buriti”

    Militantes do PT de Ceilândia formam chapa para disputar PED 2025; “Lula no Planalto e PT no Buriti”

    Os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Ceilândia formaram uma chapa para disputar a próxima edição do Processo de Eleição Direta (PED) a ser realizado no próximo dia 6 de julho. Com o nome de “Lula no Planalto e PT no Buriti”, a chapa pretende reunir os militantes em torno de uma nova proposta…

  • Metrô do DF terá funcionamento ampliado até 21h30 aos domingos

    Metrô do DF terá funcionamento ampliado até 21h30 aos domingos

    O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h. Aumentar o horário de funcionamento das…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Caesb é condenada a indenizar consumidores por falha no fornecimento de água

A 2ª Turma Cível manteve a condenação da Companhia de Água e...

Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió

O ex-presidente e ex-senador da República Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada...

Justiça determina afastamento do presidente do INSS

Alessandro Stefanutto é um dos alvos da Operação Sem Desconto A Justiça...

Por unanimidade, STF torna réus mais 6 denunciados por trama golpista

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta...