Com aval de Zelensky, Lula indica novo embaixador do Brasil na Ucrânia
O diplomata Rafael de Mello Vidal, atual embaixador de Angola, foi escolhido para o cargo e deve passar por sabatina no Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o embaixador Rafael de Mello Vidal para chefiar a embaixada brasileira na Ucrânia. O anúncio foi feito pelo Itamaraty nesta quarta-feira (29/5) e recebeu agrément, uma espécie de aval diplomático, do governo de Volodymyr Zelensky.
Vidal é embaixador em Angola e já exerceu o mesmo cargo no Mali. O diplomata substituirá o embaixador Norton de Andrade Mello Rapesta, no cargo desde 2020, que permaneceu após o início da guerra contra a Rússia, com a invasão do país em fevereiro de 2022.
Antes de deixar Luanda e assumir em Kiev, Vidal precisa passar por uma sabatina no Senado e só depois de aprovado pelos parlamentares pode ser nomeado por Lula. A expectativa é de que a sabatina discuta de forma mais ampla a política externa do governo e suas contradições no conflito entre Ucrânia e Rússia.
Rafael de Mello Vidal nasceu em Montevidéu, Uruguai, mas é brasileiro nato, por ter nascido no estrangeiro, mas filho de pais brasileiros a serviço do país. Bacharel em Direito pelo UniCeub, iniciou a carreira diplomática em 1991.
Entre as funções desempenhadas, destaque para a de cônsul-adjunto do Consulado-Geral em Nova Iorque (1995), de ministro-conselheiro na Embaixada em Copenhague (2014) e de ministro-conselheiro na Embaixada em Madri (2016).
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento