UnB segue no 5ª lugar do ranking das melhores universidades federais do Brasil
O ranking QS World University avaliou 22 instituições federais e outras 13 universidades do país, entre públicas e privadas
A Universidade de Brasília segue no quinto lugar do ranking das melhores universidades federais do país, de acordo com dados do QS World University Rankings divulgados nesta quarta-feira (28). A UnB ocupa a posição há três anos, mesmo com a entrada de mais 13 federais na atual avaliação, subindo de nove para 22 instituições. A quinta colocação é dividida com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“É um orgulho ter o reconhecimento internacional da nossa excelência acadêmica, mesmo enfrentando tantos desafios orçamentários e os ataques às nossas instituições de educação e ciência nos últimos anos. Sabemos das dificuldades de investimento que temos e as agências de fomento também. Ainda assim, pontuamos muito bem nos indicadores que medem a qualidade do ensino superior”, comemorou a reitora Márcia Abrahão.
Neste ano, o ranking avaliou 35 universidades nacionais, públicas e privadas, mesmo número de participantes do ano anterior. A UnB manteve-se estável na classificação entre as melhores participantes nacionais do ranking desde 2021. Permaneceu na nona posição. O QS World leva em conta indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e presença de estudantes e professores internacionais.
Classificação
Na classificação mundial, mesmo com a ampliação no número das universidades classificadas, a UnB se encontra na faixa da 801ª–850ª posição. A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, frisou a relevância da colocação recebida pela Universidade. “Apesar do aumento de 20% de universidades avaliadas neste ano, conseguimos nos estabilizar na mesma posição do ano anterior, o que representa avanço. São resultados que mostram nosso compromisso como comunidade acadêmica para a manutenção do ensino e da pesquisa de excelência da UnB, nos cenários nacional e mundial.”
O QS World University Rankings é elaborado pela consultoria britânica QS Quacquarelli Symonds, uma das principais organizações que medem a qualidade do ensino superior em todo o mundo. Desde 2004, é publicado no intuito de oferecer métricas a quem busca uma instituição com qualidade de ensino.
A edição deste ano analisou mais de 2,9 mil universidades, das quais apenas as 1.499 melhores instituições do mundo foram classificadas.
Com informações do Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.