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De olho nas trends: políticos aderem ao TikTok para campanhas de 2024

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Visando atrair um público mais jovem, políticos apostam em trends, conteúdos de humor e vídeos informativos

De olho nos jovens eleitores, políticos entraram de vez na onda do TikTok. O número de eleitores com menos de 18 anos, para os quais o voto é facultativo, cresceu em janeiro de 2024. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o eleitorado com faixa etária de 16 a 17 anos aumentou 14,22% em comparação ao último pleito municipal. Ao Metrópoles, especialista em marketing político aponta que a rede social se tornou essencial na política brasileira, principalmente entre os jovens, que usam o TikTok de forma direta para pesquisa e entretenimento.

De acordo com o TikTok, 1 em cada 4 usuários da rede social tem menos de 20 anos. O especialista em comunicação e marketing político, João Cândido, destaca para a grande aderência dos políticos a plataforma nas pré-campanhas das eleições municipais de 2024, visando fisgar jovens eleitores.

“O TikTok oferece um algoritmo poderoso que pode entregar conteúdo relevante e informativo de maneira eficiente”.

Para João Cândido os jovens podem sim ser impactados pelas campanhas realizadas pelo TikTok. Candidatos espalhados por todo o Brasil já estão surfando no “hype” e acumulam milhões de visualizações na rede social. O atual prefeito de Recife João Campos (PSB), favorito à reeleição, possui grande presença nas redes. Campos aderiu ao vídeos dinâmicos e curtos no seu perfil de quase 500 mil seguidores.

“Um vídeo bem-feito e autêntico pode influenciar a percepção e até mesmo o voto de um jovem eleitor. O TikTok tem o poder de humanizar os candidatos, tornando-os mais acessíveis e relacionáveis”, pontua Cândido.

Influenciador, coach e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) surge como um dos nomes mais relevantes da política no TikTok. Com 2 milhões de seguidores Marçal vem crescendo nas pesquisas para as eleições municipais. Nome forte no cenário político carioca, Eduardo Paes (PP) tem alto engajamento no seu perfil. Favorito à Prefeitura do Rio de Janeiro, Paes já participou das famosas “trends”, fez conteúdos de humor, além de vídeos informativos.

Interação

Para o especialista em marketing político João Cândido, para conquistar um público mais novo, os políticos devem focar em autenticidade, transparência e engajamento interativo. Atual prefeito de João Pessoa e concorrendo à reeleição Cícero Lucena (PP) é mais um político que está investindo em conteúdos específicos para a plataforma. Mostrando obras da sua gestão, visitas e vídeos de humor, Lucena inovou o seu conteúdo buscando se adequar a plataforma.

“Vídeos curtos, dinâmicos e que abordem questões de interesse dos jovens, como educação, meio ambiente e oportunidades de emprego, podem fazer a diferença”, destaca o especialista em marketing político.

Na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual Bruno Engler (PL) segue na lista dos candidatos com alto engajamento no TikTok. Com 400 mil seguidores Engler também aposta nos vídeos curtos e dinâmicos.

Ao usar o TikTok, os candidatos podem realizar campanhas mais baratas e alcançar maior engajamento. João Cândido detalha que a plataforma permite a criação de conteúdo viral sem a necessidade de grandes investimentos, além de oferecer ferramentas analíticas que ajudam a medir o impacto e ajustar as estratégias em tempo real.

Com informações do Metrópoles

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Jornalista

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