Mesários: no DF, mais de 25 mil moradores se voluntariam para as eleições
Com a proximidade das eleições, um papel importante para a realização do processo eleitoral é anunciado à população com as convocações eletrônicas para servir como mesário. Este ano, o número total de pessoas para exercerem esse papel no DF é de 56.764. São 31.012 convocados. Outros 25.752 se candidataram por meio do programa Mesário Voluntário, no site Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). As nomeações
Os mesários precisam atuar no dia das eleições, participar do treinamento no dia anterior e estarem presentes em quaisquer convocações da Justiça Eleitoral referente ao pleito. Como compensação, eles têm direito a dois dias de folga em seus empregos para cada dia trabalhado. Há, também, uma vantagem, para aqueles que são servidores públicos: no caso de promoção, ter comprovadamente prestado o serviço é critério de desempate. Caso o empate persista, tem preferência quem foi mesário o maior número de vezes.
Os benefícios atraem voluntários, porém, há quem se prontifique, principalmente, pela satisfação em contribuir com a democracia. É caso de Angelina Freitas, que veio morar em Brasília há nove anos e é auditora federal no Tesouro Nacional. “Sinto orgulho de participar, uma sensação de dever cumprido, um pequeno sacrifício que nem dói tanto assim. Em meio a tanta informação e desinformação sobre o assunto, acho bem importante ver de perto o processo eleitoral acontecendo, pra poder tirar as minhas próprias conclusões”, analisa.
O desejo de conhecer novas pessoas e reencontrar velhos amigos fez com que Edvir Hoerhan, funcionário da Secretaria de Justiça do Distrito Federal (Sejus), começasse a se candidatar. Foi mesário tantas vezes, que não lembra quantas. “Mudei para Sobradinho, mas não deixo o Cruzeiro (onde morava) porque eu gosto de ver as pessoas da época que eu estudava, da infância. Toda eleição eu volto para ver os amigos mesmo”, conta o servidor público, de 41 anos.
Siga nossas redes sociais: