Ir para o conteúdo
Casa Conselheiro Tutelar Eleição Conselho Tutelar: entenda qual a função do conselheiro
Conselheiro TutelarEleições

Eleição Conselho Tutelar: entenda qual a função do conselheiro

Compartilhar
Compartilhar

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados

A atuação dos conselheiros ocorre a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes -  (crédito: Valdo Virgo)

A atuação dos conselheiros ocorre a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes – (crédito: Valdo Virgo)

Neste domingo (1º/10), será realizada em todo o Brasil as eleições para conselheiros tutelares. As eleições ocorrem a cada quatro anos e os eleitos irão cumprir mandato de 2024 a 2027. A cerimônia de posse está prevista para dia 10 de janeiro do ano que vem.  Mas você sabe o que faz um conselheiro tutelar? O profissional é essencial para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Os profissionais que trabalham nessas instituições também tem como obrigação orientar e buscar formas de garantir que as crianças tenham o acompanhamento necessário, a frequência obrigatória nas escolas e a inclusão em programas de proteção. 

Os conselheiros também podem e devem pedir o tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico quando necessário. Em casos urgentes, os Conselhos Tutelares também podem aplicar medida de proteção de acolhimento institucional. 

A atuação dos conselheiros ocorre a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes, como  negligência, maus-tratos e exploração sexual. O profissional também tem a competência de fiscalizar, independentemente de haver denúncia.

Eleição 

Os integrantes dos Conselhos Tutelares são escolhidos por meio de votação porque eles devem estar diretamente ligados à comunidade em que atuam. Nessas eleições, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, serão eleitos ou reeleitos cerca de 30 mil integrantes dos Conselhos Tutelares para atuação de 2024 a 2027.

No DF, serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes, para os 44 conselhos tutelares distribuídos em 35 Regiões Administrativas. São 1.268 candidatos aptos a serem votados. Cada conselheiro eleito receberá um salário mensal de R$ 6,3 mil. A dedicação tem que ser exclusiva.

A votação tem início às 8h e vai até às 17h. Cada pessoa só pode votar no candidato da região administrativa em que o título está cadastrado. Os números dos candidatos estão separados por região administrativa e podem ser consultados neste link. O local de votação do eleitor pode ser verificado aqui.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

MDB DF realiza lançamento do Movimento de Base nas Cidades

Primeira edição do projeto em Ceilândia marca entrada de novas lideranças, discurso...

Caiado se lança na corrida pela Presidência

Governador de Goiás apresenta a pré-candidatura ao Palácio do Planalto, dispara críticas...

Caiado aposta na força do agro para tentar ocupar vácuo de Bolsonaro em 2026

Lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás ao Planalto ocorre devido ao...

Bolsonaro diz que só indicaria outro candidato para 2026 ‘depois de morto’

TSE tornou ex-presidente inelegível até 2030, ao julgar acusações de abuso de...