Lei sancionada aumenta idade máxima de táxis no DF para 10 anos
Os taxistas do Distrito Federal terão mais prazo para trocarem seus veículos usados. De acordo com a Lei nº 7.557/2024, publicada no Diário Oficial (DODF) nesta segunda-feira (30), a idade máxima dos veículos passa de oito para 10 anos, contados a partir da emissão do primeiro Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
A lei sancionada pelo governador Ibaneis Rocha aumenta em dois anos a idade dos táxis, valendo para todos os tipos de veículos. Tanto os movidos a gasolina ou álcool e bicombustíveis como os adaptados, híbridos e elétricos passam a ter prazo de 10 anos para renovação.
“É uma medida importante para aliviar a dificuldade dos taxistas de renovar seus veículos”, avaliou o titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “Além de ampliar a idade máxima dos táxis, o GDF aumenta também os prazos para as vistorias dos veículos, em períodos mais adequados à evolução da tecnologia dos automóveis”, afirmou.
A nova lei, de autoria do deputado distrital João Cardoso, fixa o prazo de vistoria a cada 12 meses, para os veículos com até cinco anos. Antes, o prazo de vistoria anual era somente para táxis com idade até três anos. Significa que os veículos entre três e cinco anos ganharam mais prazo para refazer a vistoria. Já os veículos com idade entre seis e dez anos serão vistoriados mais vezes, a cada seis meses.
O presidente do Sindicato dos Taxistas do DF, Sued Silva, diz que a lei representa um fôlego a mais para a categoria e está adequada ao que vem ocorrendo em todo o Brasil, que teve o envelhecimento das suas frotas devido às dificuldades de aquisição de veículos novos.
“Passamos recentemente por uma pandemia, então foram dois anos praticamente de tempo perdido para os taxistas. Nós não demos conta de pagar em dia nossas prestações, muitos taxistas tiveram os seus carros recolhidos, outros multados, porque não conseguiam trocar de carros ou tiveram que rodar com o veículo além da idade permitida. Então acreditamos que dois anos é um fôlego a mais para a categoria, veio em boa hora e a gente precisava realmente”, disse o dirigente sindical.
Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Pacheco declara apoio a Alcolumbre: “Posição clara e conhecida”
Embora tenha afirmado que não quer influenciar o andamento das campanhas dos candidatos e que se manterá isento ao longo do processo, o presidente do Senado deixou claro sua preferência pelo parlamentar do União Brasil O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) como seu sucessor no comando da…
-
Lula parabeniza delegado brasileiro eleito para chefiar Interpol
Delegado da PF Valdecy Urquiza foi eleito nesta terça-feira (5/11) como secretário-geral da Interpol. É o primeiro policial a chefiar organização de fora da Europa e dos Estados Unidos O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta terça-feira (5/11) a eleição do delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza como chefe da Organização Internacional de Polícia…
-
DF tem 651 postos de trabalho disponíveis com salários de até R$ 6.800
Oportunidades abrangem vagas de emprego, jovem aprendiz e menor aprendiz em várias regiões do Distrito Federal Por Luiz Fellipe Alves— As agências do trabalhador do Distrito Federal estão com 651 vagas de trabalho disponíveis nesta terça-feira (5/11). Os postos oferecem benefícios, além da remuneração, estão presentes em diferentes regiões administrativas e exigem níveis variados de escolaridade. Os…