youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

No México, Lula diz que não se dá “cavalo de pau” na economia

By  |  0 Comments

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a complexidade da economia, nesta segunda-feira (30/9), em evento empresarial na Cidade do México, no México.

“Sempre compreendi que economia não tem mágica, você não inventa a economia e dá um cavalo de pau, como se estivesse em um carro na autopista em uma economia do tamanho do México, e muito menos dá um cavalo de pau numa economia do tamanho do Brasil. É preciso ter sensibilidade política e [analisar] como a gente vai dirigir os acontecimentos que queremos no México e no Brasil”, afirmou.

O petista disse ter definido algumas prioridades quando voltou ao comando do Brasil, como a aprovação do arcabouço fiscal e a estabilidade econômica e política, para gerar segurança social, em uma gestão que não tomasse “medidas na calada da noite”. Segundo o mandatário, havia a intenção de “oferecer serenidade para o país ser governado”.

O chefe do Executivo ainda disse ser impossível governar com ódio. “Vocês sabem que voltei à Presidência e todo mundo achava que o Lula ia voltar muito nervoso, pelo que tinha acontecido comigo, pela canalhice que fizeram comigo por um determinado tempo. Mas eu voltei predestinado a deixar o passado de lado. Não trabalhar com o fígado, mas com o coração e a cabeça. Não é possível governar com ódio ou rancor de alguém, você perde muito tempo. Eu precisava construir uma credibilidade a nível nacional.”

Lula comentou também a importância do fórum de negócios sediado nesta tarde: “Essa reunião com empresários é na perspectiva de convencer os empresários. O máximo que o presidente da República pode fazer é abrir o portão. Nosso papel é abrir para que vocês possam conversar”.

Elogios à presidente mexicana

O petista está em viagem oficial ao México para acompanhar a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum, nesta terça-feira (1º/10). No discurso desta manhã, Lula chamou a mandatária de “jogadora extraordinária”.

“O jogo começa com uma jogadora extraordinária. O fato de vocês terem eleito uma mulher para presidir esse país é uma coisa excepcional, e ela está montando um governo que parece comprometido com as melhores práticas da democracia e da relação plural do México com o mundo e o Brasil.”

Lula comentou também o acordo comercial a ser firmado entre o Mercosul e a União Europeia, em andamento há duas décadas. “Ainda neste ano, se Deus quiser, vamos fechar o acordo entre Mercosul e União Europeia. Está pronto, e o Brasil está pronto para assinar esse acordo, para ninguém nunca mais falar que é a América Latina que não quer. O mundo está precisando disso, a economia está um pouco atrofiada no mundo inteiro”, destacou.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Dino marca para 10 de outubro audiência para debater orçamento secreto

    Dino marca para 10 de outubro audiência para debater orçamento secreto

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou a realização de nova audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso em 10 de outubro para tratar das emendas parlamentares RP8 e RP9, emendas de relator do Orçamento, chamadas de orçamento secreto. Conforme a decisão desta segunda-feira (30), a audiência contará com…

  • GDF vai desenvolver aplicativo para integrar meios de transporte e facilitar a mobilidade na capital

    GDF vai desenvolver aplicativo para integrar meios de transporte e facilitar a mobilidade na capital

    No Distrito Federal, dinheiro não anda de ônibus desde 1º de julho, mas a tecnologia tem andado lado a lado no trabalho de modernização do transporte público. Nesta segunda-feira (30), o Governo do Distrito Federal (GDF) avançou mais um passo nesse sentido, com a assinatura de um acordo entre o Banco de Brasília (BRB) e…

  • Ibaneis publica regulamentação de auxílio a crianças e adolescentes órfãos do feminicídio

    Ibaneis publica regulamentação de auxílio a crianças e adolescentes órfãos do feminicídio

    O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou, no Diário Oficial do DF (DODF) desta segunda-feira (30/9), o decreto que regulamenta o Programa Acolher “Eles e Elas”, que oferece ajuda financeira e psicossocial para crianças e adolescentes filhos de vítimas de feminicídio. As regras passam a valer a partir da publicação. Para receber o benefício, os…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *