youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

TSE ENQUADRA CANDIDATOS MILIONÁRIOS FORA DA LEI DE VÁRIAS CIDADES QUE ABUSAM DO PODER E FAZ AGLOMERAÇÕES COMO O CANDITATO DE COCOS BA

By  |  0 Comments

O fato aconteceu durante campanha eleitoral em que o candidato reúne centenas de pessoas realizando aglomeração e desrespeitando as normas de segurança do Ministério da Saúde e da OMS

No ultimo final de semana o atual prefeito de Cocos, município baiano com pouco mais de 18 mil habitantes, Marcelo de Souza Emereciano (PR), realizou uma caminhada com centenas de pessoas para iniciar sua campanha eleitoral a uma possível reeleição. Em vídeo divulgado na internet (veja o vídeo aqui), pode-se ver uma multidão atrás de uma caminhonete que tem na carroceria o prefeito Marcelo de Souza seguido por seus apoiadores. A cena, não seria nada demais se não estivéssemos em um período eleitoral normal, mas não em meio à uma pandemia de covid-19.

Em quase todos os municípios brasileiros, as pouquíssimas campanhas eleitorais que estão ocorrendo, acontecem sob um forte aparato de segurança em relação às medidas contra a covid-19. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito.

A campanha eleitoral ocorrida sob coordenação do mandatário da cidade desrespeita, não só as determinações do TSE, mas também do Ministério da Saúde, e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O assunto pode parecer menos importante, pelo fato de que a maioria das cidades, os seguidores e eleitores desse tipo de político que tem feito aglomerações públicas, são maiores de idade, e, consequentemente, respondem pelos seus atos, a chapa de Marcelo de Souza desrespeita também a campanha do TSE, “Vote com Segurança”.

Essa campanha foi criada justamente para garantia da proteção da população durante o período eleitoral, que, por natureza, é uma atividade coletiva e que tende a reunir pessoas em prol de candidaturas.   

Para realizar a campanha, motivada pela pandemia de Covid-19, o TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A preocupação da Justiça Eleitoral é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.

Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual.

Clique para baixar card com as dicas ao eleitor para se prevenir contra a covid-19, conforme as determinações do TSE.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *