Ibaneis cancela festas de Ano Novo no DF
Governador disse que voltou atrás devido à variante ômicron do novo coronavírus. Eventos ocorreriam em cinco regiões da capital.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu, nesta terça-feira (30), cancelar as festas de réveillon programadas para este ano, no Distrito Federal. O chefe do Executivo chegou a confirmar o evento, porém, disse que voltou atrás devido à variante ômicron do novo coronavírus.
Em 23 de novembro, Ibaneis disse que a festa de Ano Novo ocorreria em palcos distribuídos em cinco regiões da capital. No dia, ele ainda informou que o carnaval de 2022 estava sob análise e que realização da festa depende do cenário de vacinação contra Covid-19.
- ÔMICRON: o que se sabe sobre a nova variante do coronavírus
- MEDIDAS: cidades descartam festas, eventos ou shows para o réveillon
Entretanto, nesta terça, em uma rede social, o governador afirmou que a capital já avançou muito no combate à pandemia e que não se pode “arriscar um retrocesso”. Após o anúncio, a Secretaria de Saúde informou que investiga um caso suspeito da variante ômicron (veja mais abaixo)
“Peço que todos observem os cuidados recomendados, especialmente neste momento de incerteza, até que possamos retomar a vida normalmente”, disse Ibaneis.
Suspeita de variante ômicron em Brasília
Variante ômicron preocupa cientistas — Foto: Divulgação/Getty Images via BBC
Após governador anunciar cancelamento das festas de fim de ano, a Secretaria de Saúde divulgou que investiga um caso suspeito da variante ômicron na capital. De acordo com a pasta, um viajante da África do Sul, onde a cepa foi descoberta, veio para Brasília e testou positivo para o novo coronavírus nesta segunda-feira (29).
A secretaria informou que o homem estava em um voo que desembarcou em Guarulhos (SP), o mesmo em que outro passageiro que também veio da África do Sul testou positivo.
O paciente que veio para Brasília é um homem, de faixa etária entre 40 e 49 anos, que recebeu três doses da vacina. “O caso permanece assintomático e o viajante está em isolamento domiciliar dedse a chegada à capital”, informou a pasta.
Ainda segundo a secretaria, o Laboratório Central do DF (Lacen) iniciou análises para sequenciamento genético da amostra, com objetivo de verificar se o homem foi infectado pela variante ômicron. “O prazo para conclusão do exame é de quatro dias”.
A pasta reforçou ainda que, até o momento, não há casos confirmados na capital com a variante ômicron.
FONTE: G1-DF
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber