Vem aí a V Conferência de Cultura do DF
Discutir o futuro da agenda cultural do Distrito Federal no cenário pós-pandemia e mapear os caminhos para o setor executar o Plano de Cultura do Distrito Federal são as propostas que norteiam a V Conferência de Cultura do Distrito Federal, que será realizada virtualmente de 3 a 5 de dezembro.
O debate será importante para o desenvolvimento das políticas públicas do DF e dele poderão participar agentes culturais e cidadãos. É nesse clima colaborativo que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) convoca a população para abraçar o encontro.
As pré-conferências de cultura, realizadas de 12 a 19 de novembro, foram responsáveis por construir toda a pauta cultural pós-pandemia
Coordenada pela Secec e pelo Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), a V Conferência de Cultura do Distrito Federal tem inscrições abertas até 2 de dezembro (clique aqui). Podem participar das conferências delegados eleitos nas pré-conferências, com direito a voz e voto, e os demais participantes com direito a voz.
Construção de pauta
Em clima de mobilização, novas propostas e grande acolhimento aos agentes e conselheiros de cultura, as pré-conferências de cultura, realizadas de 12 a 19 de novembro, foram responsáveis por construir toda a pauta cultural pós-pandemia para os debates que seguirão.
Como um aquecimento para a V Conferência de Cultura do DF, o evento elencou demandas de diversos eixos da cultura local, no sentido de entender e desenvolver soluções para cada macrorregião do DF, que possuem distintas características de segmentos culturais e formação de público.
Esse mapeamento serve para articular diversos setores da cultura e promover seu contato prévio com os eixos temáticos propostos pelo Conselho de Cultura (1- Diversidade e Representatividade, 2- Descentralização e Democratização, 3- Economia da Cultura, 4- Patrimônio Cultural Material/Imaterial/Natural e 5- Arquitetura e Formação e Intercâmbio Cultural).
A gestora em políticas públicas e gestão governamental e facilitadora da pré-conferência, Marmenha Rosário, destaca a importância desse processo, principalmente por dar um lugar de fala para a comunidade cultural do DF, realizando um diagnóstico sobre as políticas culturais vigentes até 2027.
“O evento também motivou os vários setores da economia criativa do DF a se organizarem para propor melhorias na efetivação do Plano de Cultura do DF”, completou.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twiter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber