CEF 10 de Ceilândia desenvolve projeto ‘O Ensino da Cultura Africana Na Sala de Aula’
A história da África e a cultura africana, mesmo sendo uma das que compõem a cultura brasileira, sempre ocupou uma posição quase imperceptível na área educacional. A sua influência, apesar de ampla, nunca possuiu o valor devido ou foi atribuída a importância correta. Diante desta premissa e com o objetivo de promover, através de um olhar pedagógico, ações que viabilizem o ensino da cultura africana no âmbito educacional, o Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia realizou o projeto O Ensino da Cultura Africana Na Sala de Aula.
No projeto pedagógico os(as) professores abordam, dentre outros pontos, a forma como a cultura africana foi difundida nas escolas ao longo dos anos, e elaboram ações pedagógicas que direcionem o ensino da cultura africana na sala de aula.
Durante a realização dos projetos os(as) estudantes realizaram uma série de atividades: narração da história sobre a escravidão e o trajeto do navio negreiro, enfatizando as contribuições positivas do negro naquela época, como jogos, dança, culinária, espírito de resistência e de luta; trabalho com o mapa-múndi, onde o aluno refaz o caminho dos navios negreiros; pesquisa sobre Zumbi dos Palmares; explicação e debates.
Siga nossas redes sociais: