Mais da metade dos profissionais da UBS 5 de Taguatinga está afastada, denuncia Coren
Mais da metade dos profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga (DF) está afastada, segundo o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). De um total de 80 servidores, 44 estão com licença médica com sintomas de síndrome respiratória. Há suspeita de um surto de Covid-19.
Do ponto de vista do conselho, a situação é preocupante e compromete o atendimento da população. A unidade fica aberta até as 22h e não há retaguarda para compensar os desfalques. Os profissionais ainda em atuação estão sobrecarregados.
A escassez de profissionais de saúde é mais dramática no turno noturno. Na quarta-feira (29/3), a UBS contou apenas com uma enfermeira para cobrir o plantão. De acordo com o conselho, a escala da noite conta com a ausência de médicos até sexta-feira (31/3).
“Essa situação pode acarretar problemas não só para os profissionais, mas também para os pacientes, principalmente os que chegam em estado grave”, alertou o conselho. O Coren-DF vai fazer uma verificação in-loco para averiguar a carência de profissionais e os problemas da unidade.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Saúde. Pelas contas da pasta, o número de afastados seria menor. Foram registrados 28 afastamentos por síndrome respiratória. Todos os profissionais passam bem e seguem em isolamento domiciliar.
“A pasta esclarece que foi realizada a coleta de SWAB nasal objetivando a produção de um painel viral a fim de identificar o vírus causador dos sintomas relatados pelos servidores. A equipe aguarda os resultados para diagnóstico conclusivo”, completou a secretaria.
De acordo com a pasta, os demais servidores foram orientados a adotarem as medidas de precaução utilizadas no pico de transmissão da Covid que são: manutenção de medidas de proteção com máscara facial; automonitoramento diário por 10 dias desde o último dia de contato com o caso confirmado.
Caso o indivíduo apresente sinais e sintomas sugestivos de Covid-19, deverá iniciar o isolamento imediatamente. Quanto aos atendimentos, a pasta argumentou que, apesar dos afastamentos, a UBS segue funcionando em seu horário normal e atendendo as demandas de rotina.
Nesta semana, foram suspensos apenas os atendimentos em grupo para evitar a exposição dos usuários ao risco de contaminação.
Com informações do portal Metrópoles
Siga nossas redes sociais