Ir para o conteúdo
Casa Política Governo Governo nega envolvimento com ataque hacker da Abin ao Paraguai
Governo

Governo nega envolvimento com ataque hacker da Abin ao Paraguai

Compartilhar
Compartilhar

Em nota assinada pelo Itamaraty, o governo Lula afirmou que a invasão de computadores de autoridades paraguaias foi autorizada pela gestão de Bolsonaro, e cancelada assim que descoberta

O governo federal negou nesta segunda-feira (31/3) ter envolvimento com uma ação hacker da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra autoridades do Paraguai para obter informações sigilosas sobre a negociação de tarifas da hidrelétrica de Itaipu, administrada pelos dois países.

Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo afirmou que a operação foi autorizada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2022, e cancelada em 2023 assim que a atual gestão tomou conhecimento da invasão.

“O governo do presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria”, enfatizou o Itamaraty.

“A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da Abin em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato”, acrescentou.

O caso foi revelado pelo colunista Aguirre Talento, do portal Uol, na manhã de hoje. Segundo uma investigação da Polícia Federal, agentes da Abin lançaram um ataque contra computadores do Congresso e da Presidência da República do Paraguai, para obter informações confidenciais.

O objetivo seria auxiliar na negociação sobre a tarifa da compra da energia excedente de Itaipu, que o Paraguai queria aumentar. O acordo foi fechado em maio do ano passado, quando o Brasil concordou em pagar mais pela energia comprada do país vizinho, mas menos do que o pedido pelo governo paraguaio.

Segundo o depoimento de um servidor da Abin envolvido na operação, coletado pela PF, o ataque ocorreu durante a gestão do  atual diretor da agência, Luiz Fernando Corrêa, indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, o governo federal nega.

“O atual diretor-geral da Abin encontrava-se, naquele momento, em processo de aprovação de seu nome no Senado Federal, e somente assumiu o cargo em 29 de maio de 2023”, apontou a nota do Itamaraty.

O caso foi descoberto pela PF durante inquérito para investigar irregularidades na gestão do ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem, investigado também por participação em uma tentativa de golpe de Estado.

Confira na íntegra a nota do governo sobre o caso:

O governo do Presidente Lula desmente categoricamente qualquer envolvimento em ação de inteligência, noticiada hoje, contra o Paraguai, país membro do Mercosul com o qual o Brasil mantém relações históricas e uma estreita parceria. A citada operação foi autorizada pelo governo anterior, em junho de 2022, e tornada sem efeito pelo diretor interino da ABIN em 27 de março de 2023, tão logo a atual gestão tomou conhecimento do fato.

O atual diretor-geral da ABIN encontrava-se, naquele momento, em processo de aprovação de seu nome no Senado Federal, e somente assumiu o cargo em 29 de maio de 2023.

O governo do Presidente Lula reitera seu compromisso com o respeito e o diálogo transparente como elementos fundamentais nas relações diplomáticas com o Paraguai e com todos seus parceiros na região e no mundo.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Comandante da Marinha assume interinamente Ministério da Defesa

O almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante da Marinha do...

Lula destaca interesse em usinas nucleares em reunião com Putin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou interesse na geração de...

Na Rússia, Lula celebra 80 anos da vitória contra o nazismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (9), em...

Governo Lula fecha propostas para regular big techs

O governo Lula concluiu a elaboração de dois projetos de lei para...