Estoque de leite materno do DF está abaixo do esperado, informa Secretaria de Saúde ; veja como doar
Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) mostra que o estoque de leite materno está em nível crítico. De acordo com a pasta, por mês, seriam necessários em torno de 2 mil litros mensais para suprir a demanda da rede. Porém, a média mais recente tem se aproximado de 1,5 mil litros por mês. No DF, de janeiro até o fim de abril deste ano, foram doados 5.839 mil litros de leite humano.
“Em média, temos 250 bebês por dia sendo internados nas unidades da Secretaria de Saúde necessitando de leite humano doado. Se você está amamentando, seja doadora. Um pote de 300 ml pode alimentar até dez bebês. Doe leite materno e alimente a vida”, disse em entrevista à Agência Brasília, a coordenadora das políticas de aleitamento materno e do banco de leite humano da SES-DF, Miriam Santos.
Um dos motivos que tem causado o baixo índice de doações é, segundo a coordenadora, o fato de que poucas mães estariam doando leite. Para se ter uma ideia no situação, dos 16.664 crianças que nasceram no DF, entre janeiro e abril deste ano, apenas 12% das mães quiseram participara do programa de doação de leite.
“Há um universo de mães que ainda não doam. E a solidariedade da doadora de leite materno faz a diferença na vida de muitas famílias”, comentou Santos.
Como doar?
Para doar é preciso ligar para o telefone 160 (opção 4) ou se inscrever no site do Amamenta Brasília. O programa disponibiliza o transporte do leite, que é retirado na casa da própria doadora, por equipes do Corpo de Bombeiros. Mães moradoras do Entorno do DF que também tiveram crianças nos hospitais do DF também podem doar.
As dicas para doaras é armazenar o leite materno em um recipiente de vidro, com tampa de plástico, e bem higienizado.
Fotos: Agência Brasília