DF registra aumento na taxa de emprego em junho; 336 mil pessoas ainda estão desempregadas na capital
O número de desempregado no Distrito Federal é 336 mil. A constatação é resultado da divulgação da Pesquisa de Emprego e Desemprego divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Também foi possível concluir que a taxa de desempregado teve um leve aumento de 19,4% para 19,5%.
Outro dado observado foi com relação a geração de emprego. Neste quesito foram criadas 16 mil postos de trabalho, no período do mês de junho. Também houve aumento no número de pessoas que adentraram o mercado de trabalho (21 mil).
“A gente teve um aumento do número de postos de trabalho pelo terceiro mês consecutivo, o que é um sinal positivo, inclusive na Construção e no Comércio, setor que vinha apresentando queda e gerou no último mês oito mil postos”, destacou o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Jean Lima.
Cresceu também o número de trabalhador com carteira assinada (2,1% ou 12 mil) e caiu com relação aos sem carteira (-3,7% ou -4mil). Também houve diminuição com relação ao grupo de jovens (passou de 45,9% para 42,7% entre os jovens 16 a 24 anos), negros (21,3% para 20,8%) e nas regiões de baixa renda (26,2% para 23,4%).