Laje do Túnel de Taguatinga começa a ser concretada
Considerada uma das maiores obras viárias em andamento no país, o Túnel de Taguatinga chega a uma importante etapa de execução: a concretagem da laje. A fase consiste em preencher o teto do túnel com brita, areia, cimento e outros materiais em um metro de espessura. O serviço teve início no passado sábado (28) e, nesta terça (31), foi acompanhado de perto pelo governador Ibaneis Rocha e secretários de governo. Atualmente, a obra do túnel está 45% executada.
“Chegamos numa fase muito importante que é a concretagem das lajes. Ela será feita em duas etapas, uma no sentido Ceilândia-Taguatinga e outra no sentido Taguatinga-Ceilândia. Para cada laje concretada são utilizados em torno de 30 caminhões de concreto. É gostoso ver o andamento da obra porque a gente sabe a importância desse túnel para a região. São mais de 20 anos que a população aguardava por ela”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
A concretagem da laje tem sido executada por dezenas de profissionais e é dividida por etapas. Normalmente, cada trecho de 13 metros de largura por 40 metros de comprimento é considerado um bloco feito. Todo esse trabalho de concretagem deve durar seis meses para ser concluído, como explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
“Essa etapa deve durar em torno de seis meses. É uma etapa
muito importante e sabemos que a laje sofre esforços e impactos diferentes.
Aqui, no trecho atual, temos uma altura menor de terra, de aterro sobre a laje.
Por isto, é uma laje maciça. Mais para frente, onde a altura do aterro é maior,
nós teremos uma laje nervurada”, explicou o secretário.
O Túnel de Taguatinga conta com um investimento de R$ 275,7 milhões e gera
cerca de dois mil empregos. Os serviços, que estão 40% executados, vão
beneficiar mais de 137 mil motoristas, desafogando o trânsito da região.
Um dos beneficiados com o túnel é o cabeleireiro Cristiano Lemos, morador de
Taguatinga há mais de 20 anos. Para ele, a obra é “boa para o povo não só de
Taguatinga, mas para toda Brasília porque vai melhorar o trânsito no centro de
Taguatinga, que é muito movimentado”.
Obra
Com previsão de
entrega para 2022, a passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que
trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma
via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso vai evitar a
retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo,
sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga
(EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também
passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da
Avenida Samdu.
Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
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