youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Lula reúne governadores para discutir PEC da segurança pública

By  |  0 Comments

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta quinta-feira (31/10), governadores de todo o Brasil para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, ideia trabalhada em conjunto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Metrópoles apurou que confirmaram presença no encontro governadores do campo aliado a Lula, como Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia, e Elmano de Freiras (PT), do Ceará, além de opositores, como Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. O mandatário do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), declinou o convite por um conflito de agendas.

Foram convidados também os ministros com experiência de governadores, como é o caso de Camilo Santana (Educação), que já foi mandatário do Ceará; Rui Costa (Casa Civil), ex-governador da Bahia; e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), ex-chefe do Piauí.

Além disso, é esperada a participação dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A reunião acontece após episódios de violência no Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (24/10), uma troca de tiros entre a Polícia Militar e criminosos do Complexo de Israel, que interditou a Avenida Brasil, resultou na morte de três pessoas.

Um dia antes, na quarta, uma confusão generalizada com torcedores do Peñarol causou transtornos na cidade. Cerca de 280 pessoas acabaram detidas, e 21 delas, presas em flagrante.

A capital sediará, no próximo mês, a cúpula do G20, que vai reunir chefes de Estado de diversos países. Em reunião com Lula, o governador deve cobrar apoio do governo federal para o combate à criminalidade no Rio.

PEC da segurança

O projeto é para criar uma coordenação que integre melhor a União com as polícias federais e estaduais. No mês passado, Lewandowski esclareceu que “o papel do governo federal é um papel de coadjuvante” e que a competência da segurança é de cada estado e município, “mas nós não estamos medindo esforços para ajudar as forças locais que somam cerca de 500 mil pessoas”.

Há meses, o presidente vem ventilando a ideia de reunir os representantes do Executivo local para discutir a questão. “Nós queremos saber qual é o nosso papel, aonde a gente entra, como a gente pode ajudar. Porque não tem espaço, a segurança é mais estadual do que federal”, afirmou Lula em uma reunião no Planalto em julho.

A última reunião ampliada entre o Executivo federal e governadores ocorreu em setembro, durante a crise das queimadas. O encontro foi comandado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, pois Lula estava em agenda fora de Brasília.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Abertas as inscrições para 120 vagas de qualificação profissional no Projeto Labinclui

    Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) oferece cursos gratuitos em tecnologias assistivas com início em maio Estão abertas as inscrições para 120 vagas do Projeto Labinclui, qualificação profissional gratuita oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF). Os cursos, com carga horária total de 200 horas/aula,…

  • Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Confira o que abre e o que fecha no feriado prolongado da Semana Santa e do aniversário de Brasília

    Veja como vão funcionar os serviços públicos no Distrito Federal entre esta quinta (17) e segunda-feira (21), e programe-se O feriado da Semana Santa será prolongado este ano, com início nesta quinta-feira (17) – quando foi determinado ponto facultativo pelo Governo do Distrito Federal (GDF) – e término na segunda-feira (21), dia da celebração do…

  • Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

    Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela

    O governo da Colômbia declarou emergência sanitária por febre amarela. De acordo com o ministro da Saúde do país, Guillermo Afonso Jaramillo, os casos da doença vem sendo registrados na região desde setembro do ano passado. Ao longo deste ano, segundo ele, apesar dos esforços para conter as infecções, o cenário se agravou. “Ao todo,…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *