STF forma maioria para tornar Gayer réu por calúnia e difamação contra senador
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quinta-feira (31/10), para tornar o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) réu por calúnia difamação e injúria. A queixa-crime foi apresentada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) após ele ser acusado pelo parlamentar, sem provas, de ter sido comprado na votação da Presidência do Senado.
Em fevereiro do ano passado, em um vídeo publicado nas redes sociais, Gustavo Gayer afirmou que senadores foram ameaçados, comprados com cargos e pressionados pela imprensa para votar em Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a Presidência do Senado. Ele também chamou Cardoso e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) de “vagabundos” que “viraram as costas para o povo em troca de comissão”.
A defesa de Gayer, em manifestação no processo, afirmou que as declarações estão protegidas pela imunidade parlamentar. No entanto, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou para receber a queixa. Segundo ele, o parlamentar extrapolou os limites da crítica política e abusou do direito à liberdade de expressão.
“O deputado federal querelado, nas publicações em referência, na plataforma Instagram, extrapolou da sua imunidade parlamentar para proferir declarações em descompasso com os princípios consagrados na Constituição Federal, cuja ilicitude deverá ser devidamente apreciada por esta Suprema Corte”, destacou o magistrado.
Moraes foi seguido por Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. O julgamento está ocorrendo no plenário virtual da Corte, com previsão de ser encerrado na sexta-feira (1/11).
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Transporte público terá reforço para o Enem e o Dia de Finados
A Secretaria de Transporte e Mobilidade determinou o acréscimo de mais ônibus em determinadas linhas para atender à alta demanda da população no fim de semana x Por conta do Enem e Dia de Finados, o transporte público terá reforço em linhas de ônibus – (crédito: Divulgação/Semob-DF) Devido ao Dia de Finados (2/11) e à…
-
Lula reclama da soltura de bandidos pelo judiciário: “Tem que ficar na cadeia”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quinta-feira (31), o sistema judiciário brasileiro por, segundo ele, libertar criminosos com rapidez, frustrando o trabalho das forças de segurança pública. Em uma reunião com governadores em Brasília para discutir estratégias de combate ao crime, Lula apontou que o problema é recorrente e prejudica o…
-
Maioria dos trabalhadores brasileiros leva marmita para o trabalho, diz estudo
A maior parte dos trabalhadores brasileiros (56% do total) leva marmita ou um lanche para se alimentar no ambiente de trabalho. Pesquisa Panorama da Alimentação no Trabalho foi realizada pelo Instituto QualiBest e encomendada pela Sapore, multinacional brasileira de serviços de alimentação e facilities. Desse total apontado pelo estudo, 42% disseram levar marmita para o…