Depois de fracassarem na primeira tentativa, investigadores de Seul conseguiram efetuar a prisão do presidente da Coreia do Sul afastado, Yoon Suk-yeol. O ex-chefe de Estado era procurado por ter decretado a lei marcial, na noite de 3 dezembro de 2024. A medida suspenderia as garantias e liberdades fundamentais na Coreia do Sul. Na ocasião, Yoon alegou ameaça externa, em uma alusão a um suposto complô da Coreia do Norte.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
De acordo com a agência de notícias Yonhap, a ordem de prisão de Yoon foi cumprida às 10h33 desta quarta-feira (15/1) em sua residência. Ele se tornou o primeiro presidente preso na história da Coreia do Sul. Depois da prisão, uma mensagem de vídeo gravada por Yoon foi divulgada pela imprensa sul-coreana.
“Ainda que seja uma investigação ilegal, decidi concordar em comparecer ao Escritório de Investigações Criminais para prevenir um banho de sangue feio”, afirmou. Mais de 3 mil policiais participaram da operação de captura. Houve confrontos entre os agentes e os simpatizantes de Yoon. O crime cometido pelo presidente afastado é passível de punição com a prisão perpétua ou a pena de morte.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa
Presidente decreta luto oficial de sete dias e destaca atuação de Francisco contra desigualdade, preconceito e crise climática O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, ocorrida neste domingo (20), aos 88 anos. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem…
Lula deve convidar líderes do Congresso e do Supremo para velório de Francisco em Roma
Objetivo é sinalizar uma unidade do governo e reforçar os laços com a Câmara e o Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende convidar os chefes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhá-lo em sua viagem a Roma, onde participará do velório do Papa Francisco. A informação foi confirmada…
Papa Francisco deixa legado na luta em defesa das minorias e contra abuso infantil
O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio edificou o seu pontificado na figura e na oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; onde houver ódio, que eu leve o amor”. Fragilizado, com as forças quase exauridas, o papa tornou a pedir pelo fim da guerra no Oriente Médio, durante…
Deixe um comentário