Ir para o conteúdo
Casa Governo Lula e Mauro Vieira se reúnem hoje para discutir resposta ao tratamento degradante de imigrantes brasileiros nos EUA
Governo

Lula e Mauro Vieira se reúnem hoje para discutir resposta ao tratamento degradante de imigrantes brasileiros nos EUA

Compartilhar
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (27/1), às 10h30, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a resposta do governo brasileiro ao tratamento degradante dispensado a 88 cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos. De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Brasil deve solicitar explicações formais ao governo norte-americano sobre o ocorrido, que incluiu o uso de algemas e condições precárias durante o voo de repatriação. O caso gerou revolta após os deportados chegarem a Manaus algemados e em uma aeronave com problemas técnicos, violando acordos bilaterais que garantem o tratamento digno e humano dos repatriados.

O incidente ocorreu na sexta-feira (24/1), quando um voo fretado pelos Estados Unidos, que deveria levar os brasileiros diretamente para Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a falhas no sistema de ar condicionado e outras questões técnicas. Além disso, os passageiros relataram indignação com o uso indiscriminado de algemas e correntes, mesmo após o desembarque em solo brasileiro. “O uso indiscriminado de algemas e correntes viola os termos do acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”, afirmou o MRE em nota.

A Polícia Federal, por orientação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, garantiu a imediata retirada das algemas dos brasileiros ao chegarem a Manaus, reafirmando a soberania brasileira em território nacional. Além disso, as autoridades brasileiras impediram que os deportados fossem novamente detidos pelos agentes estadunidenses. O grupo pernoitou na capital amazonense e foi transportado para Belo Horizonte no sábado (25/1), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), por determinação do presidente Lula.

O governo brasileiro considera inaceitável o descumprimento das condições acordadas com os Estados Unidos para a repatriação de imigrantes. “O Brasil concordou com a realização de voos de repatriação, a partir de 2018, para abreviar o tempo de permanência desses nacionais em centros de detenção norte-americanos, por imigração irregular e já sem possibilidade de recurso. O Ministério das Relações Exteriores vai encaminhar pedido de esclarecimento ao governo norte-americano e segue atento às mudanças nas políticas migratórias naquele país, de modo a garantir a proteção, segurança e dignidade dos brasileiros ali residentes”, destacou o MRE.

A reunião entre Lula e Mauro Vieira deve definir os próximos passos do Brasil diante do caso, que já mobiliza setores do governo federal. O encontro ocorre em um momento de tensão nas relações bilaterais, com o governo brasileiro demonstrando firmeza na defesa dos direitos e da dignidade de seus cidadãos, independentemente de sua situação migratória.

Com informações do portal 247

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Papa Francisco deixa legado na luta em defesa das minorias e contra abuso infantil

    Papa Francisco deixa legado na luta em defesa das minorias e contra abuso infantil

    O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio edificou o seu pontificado na figura e na oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; onde houver ódio, que eu leve o amor”. Fragilizado, com as forças quase exauridas, o papa tornou a pedir pelo fim da guerra no Oriente Médio, durante…

  • Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

    Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

    A ginasta brasileira Rebeca Andrade, de 24 anos, tornou-se a primeira atleta mulher do país a vencer o Prêmio Laureus, o Oscar do esporte, criado há 25 anos. Nesta segunda-feira (21), a paulista de Gurarulhos foi laureada na categoria “Retorno do Ano”, disputada por outros cinco atletas indicados. A cerimônia de gala ocorreu no Palácio…

  • Paz em Gaza e na Ucrânia foi último apelo de papa Francisco

    Paz em Gaza e na Ucrânia foi último apelo de papa Francisco

    Os 12 anos do pontificado do papa Francisco foram marcados pelas recorrentes denúncias do chefe da Igreja Católica contra as guerras em curso no mundo, em especial, os conflitos na Faixa de Gaza e na Ucrânia, mas também as guerras no Sudão, no Congo, no Líbano, no Iêmen e na Síria. Na última aparição pública…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Governo buscará retomar pauta de regulação das redes no Congresso

O governo federal vai tentar uma nova aproximação com o Congresso nas...

Governo pagará reajuste salarial a servidores em maio, diz MGI

Reajuste salarial seguirá os percentuais estabelecidos pela Medida Provisória 286, editada no...

Esplanada ganha novo ministro das Comunicações

Lula aceita indicação do União Brasil, e deputado federal Pedro Lucas Fernandes...

Governo confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

O líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (União Brasil-MA),...