Ir para o conteúdo
Casa Congresso Eleições no Congresso: novos presidentes para manter Legislativo empoderado
Congresso

Eleições no Congresso: novos presidentes para manter Legislativo empoderado

Compartilhar
Compartilhar

Após dois anos de atritos, ruídos e de raros momentos de cooperação mútua, o governo fala em melhor relação com o Congresso ante a mudança no comando da Câmara e do Senado. Parlamentares vão eleger, nesta sábado, os novos presidentes das Casas, com favoritismo do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Na prática, porém, os dois candidatos representam a permanência do Centrão no comando do Legislativo. É o mesmo grupo que aproveitou os problemas de governabilidade da gestão Jair Bolsonaro (PL), em 2020, e passou a não só ocupar alguns dos principais ministérios da Esplanada, mas também a dominar as negociações do Orçamento.

O momento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é muito diferente. Com queda na popularidade, o petista foi rápido ao estender a mão para os dois candidatos favoritos, na esperança de que a relação com eles seja melhor do que com seus antecessores. Além disso, há como moeda de troca as mudanças que o chefe do Executivo fará na Esplanada para acomodar o Centrão.

O grupo, no entanto, começa a aumentar o preço de seu apoio, porque o governo enfrenta dificuldades, e os partidos têm receio de embarcar no projeto petista.

Agenda

Apoiados por caciques do Centrão, pelo governo e pela oposição, Motta e Alcolumbre defenderão os interesses desses grupos. Acima disso, entretanto, está a fidelidade à agenda dos colegas deputados e senadores. A tendência é de que ambos sejam firmes na defesa dos “direitos adquiridos” quando a relação com os demais Poderes for tensionada, como ocorreu com o bloqueio das emendas pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em agosto do ano passado.

O assunto possivelmente voltará à tona neste mês, quando deve ser votado o Orçamento de 2025. Tudo indica que o Judiciário será cada vez mais incisivo com as regras de transparência que os parlamentares insistem em descumprir. Vários líderes também culpam o governo por supostamente atuar por debaixo dos panos, junto ao Supremo, para diminuir os montantes repassados às emendas.

Em conversa com jornalistas na quinta-feira, Lula afirmou que o governo “não tem nada a ver com as emendas parlamentares”. “Foi uma conquista deles em um governo irresponsável que não governava o país. Então, elas existem, e nós estamos agora com decisões da Suprema Corte, do ministro Flávio Dino, e vamos negociar para ver se coloca um acordo definitivo entre a Câmara e o Poder Executivo”, enfatizou o presidente.

Dentro das Casas, há ainda a preocupação com os temas que os novos chefes vão abordar. A principal pauta da oposição é uma anistia aos presos pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. Por sua vez, o governo quer avançar em assuntos econômicos, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Candidaturas avulsas

Assim como em eleições anteriores, há candidatos que não têm chances de vitória, mas que apresentaram seus nomes para a disputa. O movimento tem embasamento estratégico, já que participar do pleitos lhes dá mais visibilidade dentro do Parlamento e na imprensa. Na Câmara, por exemplo, Marcel van Hattem (Novo-RS) é um dos postulantes à Presidência. Ele já disse que quer disputar uma vaga no Senado no ano que vem.

Outro nome é o do Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ). O partido dele, que conta com apenas 13 deputados, tem o costume de contrariar o “establishment” e de lançar o próprio candidato. Ao Correio, o parlamentar disse que a legenda entende ser importante participar da disputa para reforçar seus valores de defesa da democracia e de rejeição às tentativas de anistiar golpistas.

“É necessária uma candidatura que faça essa firme demarcação”, frisou. Ele avalia também que a Presidência da Câmara precisaria atuar de forma mais incisiva na defesa de grupos historicamente oprimidos, como negros, mulheres, comunidade LGBTQIA , indígenas, quilombolas, ribeirinhos e camponeses.

“A continuidade do atual grupo político significa uma Câmara controlada pelo Centrão que dialoga mais com a extrema-direita, que chantageia o governo. Uma lógica mais fisiológica e de conveniência, que o tempo inteiro flerta com o campo golpista e autoritário que a extrema-direita representa”, disparou.

Já no Senado, além de Alcolumbre, há quatro candidatos, que não têm chances de vencer: Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Mesa Diretora

É praxe nas articulações políticas no Congresso que os partidos com maior número de deputados e senadores — isto é, com maior influência — ocupem os cargos mais importantes das Casas, como as presidências de comissões e os postos das Mesas Diretoras.

Na Câmara, PL e PT têm o maior número de deputados, com 93 e 80, respectivamente. O União Brasil aparece na sequência, com 59. Os acordos partidários e a tradição de proporcionalidade da Casa garantirão a esses três partidos os cargos mais cobiçados na Mesa Diretora.

Na Primeira Vice-Presidência, entrará o deputado Altineu Côrtes (PL-RJ). Ele será o primeiro na linha de sucessão para assumir a Presidência da Câmara em eventuais ausências de Hugo Motta e também será responsável por elaborar pareceres sobre os requerimentos de informação e os projetos de resolução. Já o União emplacou Elmar Nascimento (União Brasil-BA) na Segunda Vice-Presidência.

Já o PT terá Carlos Veras (PT-PE) na Primeira-Secretaria, cargo que hoje é ocupado pelo deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE).

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes

    Campeão da Construção visita feiras em SP e chega com novidades para seus clientes

    Produtos novos, mercadorias recém-lançadas no mundo da construção civil você encontra com facilidade nas lojas da Campeão da Construção. A loja, que sempre prezou por apresentar produtos e mercadorias que são mais atuais, começou este ano com muitas novidades. Isso porque a equipe de compras da Campeão da Construção acaba de chegar de São Paulo,…

  • Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional

    Calderano leva Brasil à maior conquista da história do tênis de mesa nacional

    Presidente Lula celebra vitória inédita do atleta, que conta com apoio do Bolsa Atleta há 15 anos. Programa é considerado peça-chave para o sucesso esportivo brasileiro O mesatenista Hugo Calderano conquistou, no domingo de Páscoa (20), o título de primeiro atleta das Américas a assegurar um lugar no pódio da etapa da Copa do Mundo…

  • Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa

    Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa

    Presidente decreta luto oficial de sete dias e destaca atuação de Francisco contra desigualdade, preconceito e crise climática O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, ocorrida neste domingo (20), aos 88 anos. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Motta evita falar sobre anistia e defende foco no interesse popular

O presidente da Câmara, Hugo Motta, desconversou sobre projeto que concede anistia...

Regulação das redes sociais movimenta Congresso

Morte da menina Sarah Raíssa reacende disputa a respeito do controle e...

Glauber Braga aceita acordo e põe fim à greve de fome

Presidente da Câmara Hugo Motta garante ao parlamentar que pedido de cassação...

Deputada indígena passa mal após ser atingida por gás de pimenta em manifestação

A deputada federal Célia Xakriabá (Psol-MG) publicou um vídeo, na noite desta...