Desta sexta-feira (28) até 16 de março, o sistema do Cadastro Único estará suspenso temporariamente para atualização. Essa suspensão ocorrerá em todo o Brasil, por determinação do governo federal, responsável pelo programa, para que a plataforma seja aprimorada. Mas atenção: a medida não vai interferir nos benefícios atrelados ao Cadastro Único, como o Bolsa Família, e, muito menos, no funcionamento das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do DF, que seguirão abertos e atendendo as famílias normalmente.
O que ficará suspenso nessas duas semanas serão apenas os atendimentos para novas inscrições e atualização dos dados do Cadastro Único. As famílias que forem atendidas durante o período da indisponibilidade e precisarem ter o Cadastro Único atualizado ou incluído serão imediatamente reagendadas, sendo devidamente informadas sobre os novos dia e horário no próprio atendimento.
“Os servidores que realizam as entrevistas de Cadastro Único nos Cras já iniciaram a capacitação para conhecer e aprender a manusear o novo sistema do governo federal. E vão continuar fazendo treinamento de forma escalonada, para não interromper o funcionamento nas unidades”, explica a coordenadora substituta de Transferência de Renda e Benefícios da Sedes-DF, Karleany Gonçalves.
Nesse período de suspensão do serviço, também será a vez de os cerca de 100 profissionais que atuam nos postos de atendimento exclusivo de Cadastro Único passarem por capacitação da nova plataforma. “Quando o sistema voltar a funcionar, no dia 17, estaremos preparados para atender a população”, pontua.
Novo Cadastro Único
A partir de março, entrará em funcionamento a nova plataforma do Cadastro Único, modernizada para buscar e incluir automaticamente os dados das famílias a partir de diferentes bases do governo federal, como Receita Federal, Previdência Social, Carteira de Identidade Nacional e Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), entre outras. Com isso, a medida tornará mais ágil a inclusão e atualização cadastral do público no sistema.
Servidores que realizam as entrevistas de Cadastro Único nos Cras já iniciaram a capacitação para conhecer e aprender a manusear o novo sistema
“Esse novo sistema vai agilizar e facilitar as entrevistas de Cadastro Único, aprimorando os atendimentos e o cruzamento de dados para evitar fraudes. A atualização vai aumentar a transparência e gerar maior confiabilidade dos dados das famílias em vulnerabilidade social”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
A mudança na plataforma é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Dataprev, que também oferecerá uma capacitação on-line obrigatória para todos os operadores do Cadastro Único.
As informações do formulário seguem as mesmas, com as melhorias efetuadas ao longo de 2024. Mas, a partir de março, em vez de ser só um sistema em que os operadores incluem e atualizam as informações das famílias, o Cadastro terá toda uma plataforma integrada em seu portal de gestão, contando com sistema de entrada e alimentação de dados, sistema de capacitação de operadores, sistema de gestão de riscos e monitoramento de fraudes, sistema de gestão de acessos e sistema de relatórios analíticos. Além disso, contará com o formulário do Cadastro Único disponibilizado de forma off-line para dispositivos móveis para a coleta de dados que pode ser usado em tablets ou celulares.
Segundo o governo federal, a partir da implantação do novo sistema, o número de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser a chave de identificação de todas as pessoas para o Cadastro Único. Ou seja, o CPF passará a ser obrigatório para a inclusão e atualização cadastral. Assim, o Número de Identificação Social (NIS) deixará de ser o código de identificação das pessoas cadastradas, sendo substituído pelo número de CPF. Entretanto, a base do Cadastro Único permanecerá registrando o NIS das pessoas.
Com informações da Sedes-DF
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Lula exalta o legado de paz, amor e justiça do papa
Presidente decreta luto oficial de sete dias e destaca atuação de Francisco contra desigualdade, preconceito e crise climática O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco, ocorrida neste domingo (20), aos 88 anos. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula prestou uma homenagem…
Lula deve convidar líderes do Congresso e do Supremo para velório de Francisco em Roma
Objetivo é sinalizar uma unidade do governo e reforçar os laços com a Câmara e o Senado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende convidar os chefes do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF) para acompanhá-lo em sua viagem a Roma, onde participará do velório do Papa Francisco. A informação foi confirmada…
Papa Francisco deixa legado na luta em defesa das minorias e contra abuso infantil
O jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio edificou o seu pontificado na figura e na oração de São Francisco de Assis: “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz; onde houver ódio, que eu leve o amor”. Fragilizado, com as forças quase exauridas, o papa tornou a pedir pelo fim da guerra no Oriente Médio, durante…
Deixe um comentário