Ir para o conteúdo
Casa Política Governo Alckmin lamenta tarifa dos EUA, defende diálogo e diz que governo avalia ir à OMC
Governo

Alckmin lamenta tarifa dos EUA, defende diálogo e diz que governo avalia ir à OMC

Compartilhar
Compartilhar

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo lamenta profundamente a taxação do aço brasileiro pelos Estados Unidos, que entrou em vigor nesta quarta-feira (12), defendeu o diálogo com os americanos e disse que uma das opções estudadas pelo Brasil é apresentar um recurso à OMC (Organização Mundial do Comércio).

“A medida não foi tomada Contra o Brasil. Ela foi estabelecida para o mundo inteiro: alíquota de 25% para importação para aço e alumínio a partir de hoje. Autoaplicação, é imediata a partir de hoje. O governo brasileiro se manifestou lamentando profundamente esse fato porque, primeiro, o Brasil não é problema para os Estados Unidos. Eles têm um superávit conosco, segundo dados deles, superior a US$ 7 bilhões só em bens, fora a área de serviços. No caso do aço, você pega a indústria, nós somos o terceiro comprador do carvão siderúrgico dos EUA, fazemos o semielaborado e exportamos para os Estados Unidos. Há uma complementariedade na indústria”, declarou o vice, no Palácio do Planalto.

“A disposição, primeiro, é do diálogo. Nós devemos nos próximos dias e semanas aprofundar esse trabalho junto aos EUA; e lamentar profundamente. Isso encarece produtos, dificulta o comércio, medida tomada de natureza unilateral, e o Brasil avaliará também outras medidas a serem tomadas”.

Alckmin também afirmou que uma das ações estudadas pelo Brasil é apresentar um recurso à OMC.

“Esta é uma possibilidade [recurso à OMC]. Nós defendemos o multilateralismo, complementação econômica, e OMC existe para isso: estabelecer regras que devem ser regras gerais para tudo”.

Um recurso à OMC seria um gesto de caráter simbólico e de prestígio do Brasil ao sistema multilateral de solução de disputas comerciais, uma vez que o órgão está há anos paralisado por obstrução dos Estados Unidos.

Com informações do Jornal de Brasília

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação

    Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação

    Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada para escolha do sucessor de Francisco A primeira rodada de votação do conclave para escolha do próximo papa, realizada nesta quarta-feira (7/5), terminou sem ninguém eleito. Como prevê a tradição, a fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina indicou que nenhum dos 133…

  • GDF investe em ações para reforçar atendimento de crianças com doenças respiratórias

    GDF investe em ações para reforçar atendimento de crianças com doenças respiratórias

    Além da aquisição inédita do medicamento Nirsevimabe, SES-DF também contratou mais médicos neonatologistas e novas UTIs pediátricas Para garantir um atendimento mais eficiente às crianças durante o período de aumento de doenças respiratórias, o Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo em ações pioneiras, como a contratação de unidades de terapia intensiva (UTI) e a…

  • Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana

    Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana

    Influenciadora será ouvida como testemunha por comissão do Senado que investiga irregularidades no setor de apostas on-line após pedido da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) A influenciadora digital Virginia Fonseca deve prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, na próxima terça-feira (13/5), às 11h. Ela será ouvida na condição de testemunha, em sessão marcada…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

“Lula quer mulheres mais contentes e protegidas”, diz nova ministra

A nova ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (5),...

Desvios no INSS: plano de ressarcimento deve sair até semana que vem

O governo corre para criar uma forma de ressarcir os aposentados e...

Planalto discute ressarcimento de aposentados vítimas de fraude no INSS

A Casa Civil realizou uma reunião nesta segunda-feira (5/5) para debater o...

Gleisi diz que fim da escala 6×1 será prioridade do governo no Congresso

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, afirmou que...