Ir para o conteúdo
Casa Congresso Câmara dos Deputados cassa mandato de Chiquinho Brazão
Congresso

Câmara dos Deputados cassa mandato de Chiquinho Brazão

Compartilhar
Compartilhar

Nesta quinta (24/4), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decretou que o mandato do deputado Chiquinho Brazão fosse cassado. O político, atualmente sem partido, está preso desde março de 2024 como um dos suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco

A decisão é prevista no artigo 55 da Constituição Federal, que dita a perda do mandato ao parlamentar que “deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada.”

A decisão foi assinada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), sem provocação de partidos e com o apoio do restante da Mesa Diretora. O ofício também é assinado pelo primeiro-secretário, Carlos Veras (PT-PE), e pelo segundo-secretário, Lula da Fonte (PP-PE).

De acordo com a Constituição Federal, a perda do mandato contempla quebra de decoro parlamentar, ausências acima do permitido, suspensão dos direitos políticos ou condenação criminal definitiva, por exemplo. Em alguns casos, é preciso que a decisão passe pelo Conselho de Ética com maioria absoluta de votos em plenário. Em outros, é responsabilidade da Mesa Diretora. 

A cassação de Brazão havia sido aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara , mas não havia sido votada em plenário. Com a decisão de Motta, o processo do Conselho será arquivado. O deputado ainda pode recorrer à Justiça para tentar reverter a ação.

Com informações do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Feira do Produtor de Ceilândia completa 28 anos e se firma como um dos maiores centro de distribuição de alimentos do DF

    Feira do Produtor de Ceilândia completa 28 anos e se firma como um dos maiores centro de distribuição de alimentos do DF

    No ano de 1997, quando a Feira do Produtor de Ceilândia foi instalada na região onde ela se encontra atualmente, dificilmente poderíamos imaginar que o espaço se tornaria em dos maiores centros de distribuição de alimentos do Distrito Federal. Com cerca de 154 mil metros quadrados, em uma área privilegiada, que conta com estacionamentos e…

  • INSS: acordos com 10 entidades foram assinados em gestões anteriores

    INSS: acordos com 10 entidades foram assinados em gestões anteriores

    A Previdência Social destacou que, das 11 entidades investigadas pela CGU, apenas uma teve acordo assinado em 2023, ou seja, no governo Lula O Ministério da Previdência Social (MPS), chefiado por Carlos Lupi, apresentou, nesta sexta-feira (25/4), nota oficial na qual destaca que, das 11 entidades investigadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), apenas uma teve acordo assinado em…

  • Lula e autoridades brasileiras vão ao velório do Papa Francisco

    Lula e autoridades brasileiras vão ao velório do Papa Francisco

    O presidente, ministros e outras autoridades visitaram nesta sexta-feira (25/4) a Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do pontífice está sendo velado O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (25/4) no velório do Papa Francisco no Vaticano. Ele viajou a Roma, na Itália, para participar das cerimônias fúnebres, principalmente do…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

CCJ da Câmara vai analisar recurso de Glauber contra cassação nesta 5ª

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, deputado Paulo...

Motta evita falar sobre anistia e defende foco no interesse popular

O presidente da Câmara, Hugo Motta, desconversou sobre projeto que concede anistia...

Regulação das redes sociais movimenta Congresso

Morte da menina Sarah Raíssa reacende disputa a respeito do controle e...

Glauber Braga aceita acordo e põe fim à greve de fome

Presidente da Câmara Hugo Motta garante ao parlamentar que pedido de cassação...