O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 99 deputados e detém a maior bancada da Câmara dos Deputados na atual legislatura. No terceiro ano de mandato, entretanto, o bloco partidário acumula poucos ganhos e perdas expressivas, o que reduziu o tamanho da bancada – hoje, com 91 parlamentares na Casa Baixa.
Na oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PL é a sigla com maior redução de tamanho, em números absolutos. Ao considerar entradas e saídas, o partido acumula um saldo negativo de oito parlamentares. É o que mostra levantamento feito pelo Metrópoles (veja tabela abaixo).
Desde o início da legislatura, o PL perdeu 10 deputados e ganhou dois. Desses 10, três migraram para o Republicanos, dois para o Partido Progressista (PP) e um para o MDB — nesse caso, siglas do Centrão. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Renovação Democrática (PRD) registraram uma adesão cada. Já o Novo levou dois deputados que antes eram do Partido Liberal.
A baixa mais recente ocorreu na última semana, quando o deputado federal Luiz Lima (Novo-RJ) saiu do PL e migrou para o Novo. Outra mudança deve ocorrer diante da oficialização da mudança do deputado federal Robinson Faria, atualmente no PL, para o Republicanos. A migração, entretanto, ainda não consta no sistema da Câmara.
Com a filiação de Jair Bolsonaro e de aliados do então presidente da República, a sigla do Centrão ganhou destaque e elegeu uma bancada expressiva em 2022. Diante dessa adesão ao bolsonarismo, o partido passou a capitanear a defesa de pautas da direita no Congresso Nacional.
Migrações partidárias
O levantamento do Metrópoles, com base em dados da Câmara dos Deputados e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mapeou as movimentações partidárias dos deputados federais na atual legislatura. Confira a lista completa por partido:
A bancada do Partido Social Cristão (PSC), por exemplo, deixou de existir, ao ser absorvida pelo Podemos. Os cinco parlamentares da bancada extinta encontram-se, atualmente, no Podemos (3 deputados), PSD (1) e Republicanos (1).
Com a segunda maior bancada na Câmara, o Partido dos Trabalhadores (PT) reduziu em apenas dois parlamentares. Após eleger 69 deputados, a sigla atualmente conta com 67 representantes. Já o União Brasil manteve as 59 cadeiras originais.
Republicanos foi o que mais cresceu
O Republicanos, sigla do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), registrou aumento de cinco cadeiras, saltando para 45 parlamentares. Esse saldo empata com o registrado pelo Partido Renovação Democrática (PRD).
O PRD não existia na eleição de 2022. Foi criado em 2023, a partir da fusão do PTB e do Patriota, e tem bancada composta de cinco parlamentares, desde sua fundação.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Conheça as novidades da Terraviva Madeiras para sua cozinha planejada
As lojas da Terraviva Madeiras são completas. Todo os tipos de produtos em madeira para sua casa, você consegue encontrar em alguma das unidades da loja. Desta vez, o destaque é para os materiais voltados para as cozinhas planejadas. Com uma infinidade de opções, o cliente consegue ter os melhores produtos para este segmento, com…
Governador Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal
Medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (25) O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25), que o dia 2 de maio será ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal. A data, uma sexta-feira, vem logo após o feriado do 1º de maio (quinta-feira). O…
Deixe um comentário