Ir para o conteúdo
Casa Saúde Mounjaro manipulado e fracionado? Versões do medicamento são proibidas
Saúde

Mounjaro manipulado e fracionado? Versões do medicamento são proibidas

Compartilhar
Compartilhar

Às vésperas do lançamento do Mounjaro, algumas farmácias fazem propaganda do medicamento manipulado. Porém, esse tipo de venda é proibido

Às vésperas do início oficial das vendas do Mounjaro no Brasil, algumas farmácias de manipulação tentam entrar na onda do medicamento e vender uma versão manipulada e fracionada do chamado “Ozempic dos ricos”. Porém, a venda da tirzepatida manipulada não pode ser feita no Brasil.

Para fracionar e manipular a substância, seria necessário ter acesso ao princípio ativo — que é patenteado pela Eli Lilly. A farmacêutica não faz a venda para farmácias de manipulação ou qualquer outra empresa.

A Anvisa também não permite a venda de Mounjaro manipulado: a embalagem registrada na agência não é fracionada e o medicamento só pode ser vendido com receita, que fica retida após a comercialização.

“A Lilly investigou amostras desses produtos em todo o mundo e identificou que eles apresentavam problemas de segurança, esterilidade e eficácia. Alguns continham bactérias, altos níveis de impurezas, cores diferentes (rosa em vez de incolor) ou uma estrutura química completamente diferente dos medicamentos aprovados. Em pelo menos um caso, o produto não passava de álcool de açúcar”, explicou o diretor médico sênior da Eli Lilly, Luiz Magno, em reportagem anterior do Metrópoles.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Saúde amplia vacinação contra hepatite A para usuários de PrEP

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta A partir de...

Hospital em Brasília promove evento com atendimento oftalmológico gratuito

O evento disponibilizará consultas com médicos especialistas, testes gratuitos de lentes e...

Caso no ES: saiba qual é o risco de tomar ibuprofeno de 2 em 2 horas

Dose elevada e intervalos curtos de uso de ibuprofeno podem causar danos...

Quanto tempo leva para começar a ver os resultados da academia?

Os primeiros ganhos costumam ser mais sutis e nem sempre aparecem no...