Ir para o conteúdo
Casa Política Lula chama ministros ao Alvorada para discutir crise no INSS
Política

Lula chama ministros ao Alvorada para discutir crise no INSS

Compartilhar
Compartilhar

Reunião ocorre na tarde desta terça-feira (6/5) e trata especialmente do ressarcimento aos aposentados pelo esquema ilegal envolvendo descontos indevidos das aposentadorias

presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou ministros nesta terça-feira (6/5) para discutir a crise das fraudes no INSS e o ressarcimento aos aposentados lesados pelos golpes. O encontro ocorre no início da tarde, no Palácio da Alvorada, onde o presidente passa o dia de hoje.

O governo busca uma resposta para a crise e discute a criação de um plano de ressarcimento. A expectativa é que a medida seja anunciada até a próxima semana.

Participam da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Wolney Queiroz (Previdência), Esther Dweck (Gestão), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União), além do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, e do adjunto do advogado-Geral da União (AGU), Junior Divino Fideles.

AGU e INSS capitaneiam a criação do plano de ressarcimento, apresentado à Casa Civil ontem (5). Uma das ideias em discussão é a criação de um canal direto para que os aposentados possam apresentar os pedidos de reparação, que serão avaliados pelo governo.

Outro ponto em discussão é de onde sairão os recursos para pagar os aposentados. O governo quer responsabilizar as 11 entidades envolvidas no esquema criminoso, mas as ações judiciais para  o pagamento dos valores devem demorar.

A Fazenda defende que os recursos sejam remanejados dentro do Orçamento de 2025, retirados, por exemplo, do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou das emendas parlamentares. Há ainda a opção de emitir crédito extraordinário, fora do arcabouço fiscal, mas a medida aumenta a dívida pública e desagrada investidores.

Lula fica no Alvorada antes de viagem à Rússia e à China

O presidente Lula passa a terça-feira no Palácio da Alvorada em uma série de reuniões, antes de embarcar rumo à Rússia e à China às 22h de hoje.

Pela manhã, ele também recebeu o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan; o presidente da Caixa, Carlos Vieira; e a vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês Magalhães, para outra reunião.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Compartilhar
Escrito por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Bolsonaristas querem usar ato em Brasília para manter pressão sobre Congresso por anistia

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem usar uma manifestação marcada para...

Defesas alegam fragilidade nas denúncias por golpe e pedem pela rejeição

Supremo julga mais um grupo de investigados, os integrantes do núcleo 4,...

Primeira Turma rejeita suspeição de Moraes: “Estou magoado”, diz ministro

Defesas dos acusados de participar do Núcleo 4 do golpe pediram o...

Oposição vai protocolar CPMI do INSS nesta terça-feira (6/5)

Comissão seria mista com deputados e senadores; objetivo é driblar dificuldades da...