Ir para o conteúdo
Casa Congresso Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)
Congresso

Oposição deve protocolar pedido de CPMI do INSS nesta segunda (12/5)

Compartilhar
Compartilhar

A oposição ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve protocolar ainda nesta segunda-feira (12/5) o pedido de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Parlamentares da oposição afirmam que já conseguiram mais de 171 deputados e 27 senadores assinantes do requerimento, ou seja, já houve a coleta do mínimo de assinaturas necessárias para o pedido ser protocolado. A deputada coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) são as que articulam a criação de uma CPMI.

A abertura de uma CPMI dependerá do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Se ele fizer a leitura do requerimento em uma sessão conjunta da Câmara e do Senado, aí sim o colegiado poderá ser instalado e começar a funcionar.

Há duas semanas, a oposição na Câmara protocolou um pedido de CPI no INSS na Casa. A abertura, no entanto, depende do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pediu ao autor do requerimento da CPI, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a revisão de todas as 12 propostas de CPI que estão na fila antes da sobre o INSS, para saber quais já perderam o objetivo de existirem.

Com a chance de uma CPI não ser aberta na Câmara, a oposição fez uma ofensiva para pedir uma CPMI do Congresso, porém a ideia de uma comissão para investigar o INSS não é unânime nem na oposição, já que os problemas do INSS começaram na gestão de Jair Bolsonaro (PL), e existe chance de governistas e a oposição serem expostas com um colegiado.

Os parlamentares querem instalar a CPMI para investigar esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões revelado por reportagens do Metrópoles e que levou a uma mega-operação da Polícia Federal. O escândalo resultou na demissão do presidente do INSS e na queda do então ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).

Fraudes reveladas

escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Com informações do portal Metrópoles

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Governador Ibaneis Rocha vai a Nova Iorque e participa de painel sobre relações Brasil-EUA

    Governador Ibaneis Rocha vai a Nova Iorque e participa de painel sobre relações Brasil-EUA

    O governador Ibaneis Rocha é um dos palestrantes do 14º Lide Brazil Investment Forum, que ocorre nesta terça-feira (13), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O evento no The Harvard Club reunirá autoridades políticas, do judiciário e do mercado financeiro. Com a viagem oficial, o governador transmitiu o cargo para a vice-governadora Celina Leão, que…

  • Governadora em exercício Celina Leão entrega prêmio em homenagem a lideranças femininas

    Governadora em exercício Celina Leão entrega prêmio em homenagem a lideranças femininas

    A governadora em exercício Celina Leão participou, nesta segunda-feira (12), da entrega do Prêmio Engenho Mulher 2025, organizado pela empresa Engenho Comunicação. A cerimônia ocorreu no Museu de Arte de Brasília (MAB). “Reconhecer é você falar para o restante da sociedade que a gente está no caminho certo”, ressaltou Celina Leão. “São essas mulheres que…

  • Programa Direito Delas registra aumento de 35% nos atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025

    Programa Direito Delas registra aumento de 35% nos atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025

    O programa Direito Delas, criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), tem se consolidado como uma importante política pública no acolhimento de vítimas de violência no Distrito Federal. A iniciativa, que oferece atendimento social, psicológico e jurídico para mulheres, crianças e idosos, registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, um aumento de 35% nos atendimentos…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Após esforço concentrado, Câmara tem semana de recesso informal

Com apenas dois meses pela frente antes do recesso parlamentar do meio...

Câmara aprova urgência para projeto que aumenta número de deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (6/5), o requerimento de urgência...

Gilvan da Federal tem mandato suspenso, decide Conselho de Ética

O Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados decidiu, nesta...

Motta defende proposta de Alcolumbre por anistia alternativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira (5/5)...