Ir para o conteúdo
Casa Distrito Federal Programa Direito Delas registra aumento de 35% nos atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Distrito Federal

Programa Direito Delas registra aumento de 35% nos atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025

Compartilhar
Compartilhar

O programa Direito Delas, criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), tem se consolidado como uma importante política pública no acolhimento de vítimas de violência no Distrito Federal. A iniciativa, que oferece atendimento social, psicológico e jurídico para mulheres, crianças e idosos, registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, um aumento de 35% nos atendimentos gerais em relação ao mesmo período de 2024, passando de 2.005 para 2.701 atendidos. Os acolhimentos saltaram de 512 para 830 casos, enquanto os acompanhamentos psicológicos subiram de 1.838 para 2.316.

“Esses resultados evidenciam o impacto positivo da reestruturação que transformou o antigo programa Pró-Vítima no Direito Delas, ampliando significativamente a capacidade de acolhimento e apoio às vítimas de violência e seus familiares”, ressalta a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Suporte jurídico

Os números também apontam um expressivo crescimento no suporte jurídico, que dobrou em relação ao ano anterior, passando de 77 para 165 atendimentos. Esse serviço tem se mostrado crucial para muitas vítimas, como relata Ana Laura (nome fictício), dona de casa de 40 anos. “Eu estava em um relacionamento abusivo, sem ninguém da minha família aqui no DF, e me falaram do Direito Delas”, conta. “Dois dias após entrar em contato com a iniciativa, foi expedida uma medida protetiva contra o ex-companheiro. Também recebi acolhimento e acompanhamento psicológico. Hoje me reconheço, tenho coragem para viver e ver o mundo”.

Outro exemplo de superação é o da aposentada Maria Regina (nome fictício), 67, que enfrentou situações de violência doméstica e depressão antes de participar do programa: “Aqui encontrei um lugar para mim, me reencontrei. Hoje tenho coragem para viver o mundo, como fazia antes de tudo acontecer. Sei que ninguém pode me agredir, nem com palavras, nem com nada. Me reconheci e hoje sou feliz, vou atrás dos meus direitos”.

Equipe multiprofissional

Os serviços são oferecidos por uma equipe técnica multiprofissional, composta por assistentes sociais, psicólogos, especialistas em direito e legislação e profissionais da área administrativa. O atendimento abrange tanto as vítimas diretas quanto seus familiares, incluindo acompanhamento psicossocial para famílias de órfãos como requisito para o recebimento de auxílio financeiro.

O programa Direito Delas pode ser acionado diretamente pelos núcleos de atendimento ou por meio de encaminhamento de órgãos governamentais competentes. Em ambos os casos, ocorre um acolhimento inicial e, caso seja verificado que a pessoa se enquadra nos critérios do programa, são agendados seis encontros nas semanas seguintes. Após esse período, o participante é inserido em grupos de apoio semanais, promovendo um acompanhamento contínuo e estruturado.

Atendimento

Todos os serviços do Direito Delas são gratuitos. Podem ser beneficiadas mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, vítimas de violência doméstica, familiar e crimes violentos. Também podem receber o atendimento familiares das vítimas diretas – cônjuges ou companheiros, ascendentes e descendentes de primeiro grau e parentes colaterais de segundo grau, desde que não sejam os autores da violência.

Atualmente, o programa conta com 11 núcleos de atendimento, localizados em Ceilândia, Estrutural, Guará, Itapoã, Paranoá, Gama, São Sebastião, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas e Samambaia.

Veja abaixo o comparativo de dados de janeiro a abril que demonstram o impacto crescente do programa.

2024
 Acolhimentos: 512
 Atendimentos psicológicos: 1.838
 Atendimentos jurídicos: 77
 Atendimento geral: 2.005

2025 
 Acolhimentos: 830
 Atendimentos psicológicos: 2.316
 Atendimento jurídicos: 165
 Atendimento geral: 2.701.

Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Inscrições para o programa Pontes para o Mundo começam nesta terça-feira (13)

    Inscrições para o programa Pontes para o Mundo começam nesta terça-feira (13)

    Estão abertas, a partir desta terça-feira (13) até 22 de maio, as inscrições para a vivência acadêmica internacional Pontes para o Mundo 2025, iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), promovida pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A seleção é destinada a 100 estudantes do ensino médio regular e do ensino médio integrado…

  • Ibaneis Rocha destaca potencial turístico e econômico do DF em fórum em Nova Iorque

    Ibaneis Rocha destaca potencial turístico e econômico do DF em fórum em Nova Iorque

    Chefe do Executivo local lembrou crescimento de 40% do turismo na capital e a vocação logística durante evento nesta terça-feira (13) Durante participação no 14º Lide Brazil Investment Forum, nesta terça-feira (13), em Nova Iorque, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou o crescimento do turismo na capital, o aumento da balança comercial com…

  • Cotas para PCD: saiba o que diz decisão que suspendeu concurso da PMDF

    Cotas para PCD: saiba o que diz decisão que suspendeu concurso da PMDF

    Ministério Público entrou com ação judicial para suspender concurso da corporação, devido à falta de vagas para pessoas com deficiência Caso não suspenda o concurso público de oficial para a inclusão de vagas por cotas para pessoas com deficiência (PCDs) em até 30 dias após ser intimada, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) poderá receber uma multa que…

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Zoológico de Brasília recebe novas placas de identificação de recinto

Sistema de cores adotado facilita a visitação O Zoológico de Brasília acaba...

DPDF assegura retificação de registro civil e reconhecimento de dupla maternidade a casal homoafetivo

Decisão representa mais um importante avanço na efetivação dos direitos das famílias...

Minuta do PDOT está disponível para consulta e contribuições

Nova ferramenta ajuda a população a contribuir com a minuta. Link está...

Operação no DF e mais 2 estados apura esquema de venda de decisões judiciais

5ª fase da operação Sisamnes busca aprofundar a investigação dos crimes de...