Projeto de autoria do distrital Ricardo Vale busca valorizar direitos trabalhistas de terceirizados
O projeto de lei 1.298/2024 de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT) visa garantir e defender os direitos dos trabalhadores terceirizados que atuam na administração pública, autarquias e fundações públicas do Distrito Federal. apresentado na Câmara Legislativa (CLDF) no final de setembro passado, o projeto trata de regras do Direito Administrativo para o serviço público na capital federal.
“Queremos trazer para o DF uma preocupação que o governo federal já assimilou por meio de um decreto que obriga a administração pública a ser coerente, garantindo que o trabalhador seja tratado com respeito e protegido da exploração”, garante Ricardo Vale.
Pelo texto, fica garantido que o trabalho dos terceirizados precisam assegurar a essa categoria jornadas mais flexíveis, previsibilidade do direito a férias e o cumprimento das normas de segurança do trabalho.
Além disso, o projeto também exige dos os órgãos e das entidades uma adaptação de seus processos internos de contratação, incluindo os contratos vigentes.
“Nada mais justo do que estendermos essas mesmas normas aos trabalhadores que prestam serviço ao Distrito Federal por meio de contratos, o que justifica a presente proposição”, diz Vale na justificativa do projeto.
A proposta também prevê a contratação de serviços contínuos com dedicação exclusiva de mão de obra, apresentando planilha de custos e formação de preços, com valor igual ou superior ao orçado pela administração, que corresponda à soma do salário e do auxílio-alimentação. Esse ponto, segue o decreto federal baixado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que busca coibir que empresas ofereçam preços mais baixos nas licitações, muitas vezes à custa de salários reduzidos dos terceirizados.
“O Presidente Lula editou o Decreto nº 12.174, de 11 de setembro de 2024, dispondo sobre normas a serem observadas pela Administração Pública federal para assegurar aos trabalhadores terceirizados um tratamento mais humano e mais conforme os parâmetros atuais de proteção aos trabalhadores”, explica o distrital.
Ainda de acordo com Ricardo Vale, a proposta, se aprovada, não apresenta despesa nova de caráter continuado, o que dispensa a estimativa do impacto orçamentário-financeiro exigido pela legislação fiscal.
Veja aqui a íntegra do projeto de lei.
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…
-
Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…
-
PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado
A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…