youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Inscrições abertas para crianças que desejam fazer curso gratuito de ballet clássico

By  |  0 Comments

Projeto, que tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também promoveu audições para compor o corpo de baile profissional do DF

Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), a Cia Bailarinos de Brasília (CBB) abriu inscrições para a Escola de Formação em Ballet Clássico, voltada a crianças e jovens de 8 a 12 anos. O grupo também formará o corpo de baile profissional do DF – este, aberto a bailarinos profissionais.

“Abrir as inscrições para a Escola de Ballet Clássico é mais uma vitória deste Governo do Distrito Federal, que tanto apoia a cultura. Queremos ter novamente um corpo de baile profissional, algo que sempre foi referência para os bailarinos do DF e acabou. No ano passado, nós começamos um processo seletivo para fazermos as reformas necessárias no Centro de Dança e voltaremos a ter um espaço adequado para os nossos bailarinos dançarem. Ter a escola é um passo muito importante”, destaca a vice-governadora Celina Leão.

A Cia Bailarinos de Brasília abriu inscrições para a Escola de Formação em Ballet Clássico, voltada a crianças e jovens de 8 a 12 anos; as aulas são gratuitas | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os interessados em conseguir uma vaga na Escola de Formação devem preencher um formulário on-line e comparecer à seletiva presencial no próximo dia 8, no Centro de Dança do Distrito Federal (ao lado do Teatro Nacional), das 16h às 19h. Serão selecionadas 90 crianças.

“A maioria dos grandes bailarinos vem de uma população de baixa renda. A gente precisa tornar isso acessível, temos grandes talentos nas periferias do Brasil”

Paula Nóbrega, diretora-geral da Cia Bailarinos de Brasília

No curso, elas terão formação gratuita em técnicas de ballet clássico, preparação física para dança, dança contemporânea, danças folclóricas, ritmo, musicalidade, história da dança, expressão, performance artística e francês aplicado à dança. A duração do projeto é de 5 meses, com início em 10 de fevereiro, e aulas cinco vezes por semana, no período matutino –  das 8h30 às 12h – ou vespertino – das 15h30 às 19h.

“A nossa ideia com esse projeto de formação é atender crianças entre 8 e 12 anos, que é uma idade que a gente entende que consegue implementar de fato o ensino do ballet clássico”, explica a diretora-geral da Cia Bailarinos de Brasília, Paula Nóbrega, que ainda ressalta a importância de oferecer o curso gratuitamente: “Historicamente, a maioria dos grandes bailarinos vem de uma população de baixa renda. A gente precisa tornar isso acessível, temos grandes talentos nas periferias do Brasil.”

Corpo de Baile

Já os bailarinos profissionais que desejam compor o corpo de baile do DF participaram das audições no sábado (1º) e no domingo (2), das 10h às 13h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). No primeiro dia, eles mostraram técnicas de ballet clássico e variação de repertório. No segundo, foi a vez do contemporâneo e pas de deux.

Foram 11 vagas para mulheres e cinco para homens. Os aprovados terão aulas com Luis Ruben Gonzalez e precisarão se reunir de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 20h30, e aos sábados em horário a definir. Inicialmente, o contrato é de seis meses, com possibilidade de renovação por mais seis.

O grupo se dedicará à montagem de espetáculos de alto nível, como O Quebra-NozesO Lago dos Cisnes e Dom Quixote, além da criação de novas produções artísticas. “O corpo de baile é o sonho de qualquer bailarino, estar em uma companhia profissional. Nós tivemos grandes nomes [em Brasília], mas, efetivamente, nunca tivemos um corpo de baile profissional na cidade, e estamos falando da capital do Brasil”, arremata Paula Nóbrega.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *