
Covid-19: quase 11 mil vacinas foram descartadas por descongelamento em 2022, no DF
Dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso a Informação (LAI). De janeiro a março deste ano, número chega a 1,5 mil.

Vacinas Covid DF — Foto: Breno Esaki/ Agência Saúde do DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou 10.947 doses de imunizantes contra Covid-19 por vencimento após o descongelamento, em 2022. De janeiro a março de 2023, 1.569 vacinas já foram perdidas pelo mesmo motivo, segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso a Informação (LAI).
Com relação a perda por vencimento na data de validade, no ano passado, foram 135.382 doses de vacinas perdidas. De janeiro a março de 2023, já foram 389 doses. O g1 questionou a pasta sobre as perdas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
De acordo com a Secretaria de Saúde, quando o frasco de vacina sai do freezer, é importante que ele seja inteiramente utilizado. Caso contrário, o imunizante corre o risco de ser descartado por vencimento após o descongelamento.
Desde o último dia 25, a vacina bivalente contra Covid-19 está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Para se imunizar, é preciso ter tomado a última dose da vacina contra Covid-19 há pelo menos quatro meses.
Segundo a pasta, até o dia 25 de abril, 176.378 mil pessoas se vacinaram com o novo imunizante. No entanto, esse número é referente ao grupo de 40 anos ou mais, pois até a referida data, a vacina bivalente ainda não estava disponível para o público de 18 a 39 anos.
Com informações do portal G1
Siga nossas redes sociais
https://jornaltaguacei.com.br/
https://www.facebook.com/jtaguacei
https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg
https://www.ceilandiaemalerta.com.br/