“O Bolsa Família hoje é uma referência mundial para o enfrentamento da fome e a redução da pobreza”, afirma Osmar Júnior
Secretário-Executivo do MDS fez discurso durante o lançamento do livro “Superar a pobreza” de Xi Jinping, presidente da China, no Rio de Janeiro
edição em português do livro “Superar a Pobreza”, lançada em novembro, visa fortalecer a parceria entre o Brasil e a China. A obra é composta por uma coleção de textos de Xi Jinping, presidente da República Popular da China e secretário-geral do Partido Comunista do país oriental. Na publicação, o estadista compartilha a experiência chinesa em relação às estratégias adotadas para a erradicação da extrema pobreza no país.
O evento de lançamento do livro foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a presença de lideranças do Partido Comunista Chinês e do governo brasileiro. Durante o evento, Osmar Júnior, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), destacou a importância do tema em meio ao momento conturbado que o mundo vive atualmente.
“Um momento em que a governança global está completamente desestruturada, que não permite um diálogo que possa construir uma saída comum. É nesse ambiente que o presidente Xi Jinping lançou um livro propondo a superação da pobreza”, ressaltou o secretário.
Durante o discurso, Osmar Júnior afirmou que “o mundo precisa de líderes que coloquem na ordem do dia o desafio de dar uma nova direção à ação dos governos, que sejam capazes de estabelecer uma nova concertação entre os países, entre os povos, que sejam capazes de estabelecerem um novo momento que aponte para um mundo de paz e de progresso”.
O representante do MDS deu o exemplo da Aliança Global Global contra a Fome e a Pobreza, lançada no âmbito do G20, como um “instrumento diplomático” que “abrirá caminhos, alertará governos e povos de que precisamos erradicar a fome.”
“Quero aqui em meu nome, mas especialmente em nome do ministro Wellington Dias, que gostaria muito de estar aqui, que é o responsável no governo brasileiro pela condução das políticas de combate à fome, de combate à pobreza, e registrar a nossa alegria em participar desse lançamento. Cientes de que esta obra contribuirá, de forma significativa, para um debate que ajude o mundo a estabelecer um caminho mais seguro, um caminho na direção da paz”, destacou Osmar Júnior.
Para ele, os dois países têm muito a compartilhar sobre experiências exitosas de combate à fome e à pobreza. “O Brasil conseguiu importantes conquistas. O Brasil fez isso tendo como base a política de transferência de renda. O Bolsa Família é hoje uma referência mundial como instrumento de enfrentamento da fome e também de redução da pobreza”, ressaltou.
Assessoria de Comunicação – MDS
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Obras do Drenar DF geraram cerca de 450 empregos diretos e indiretos
- No Senado, ministro da Justiça defende constitucionalização do Susp
- Comissão adia análise da proposta que abre a possibilidade para privatização de praias
- Prevenção à violência doméstica é tema de encontro com delegados e policiais civis no DF
- Ação de acolhimento da população em situação de rua ocorre durante o mês de dezembro no Plano Piloto