youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Wellington Dias discute parcerias com Comitê Paralímpico Brasileiro para promover inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência

By  |  0 Comments

Objetivo do encontro com o presidente do CPB, nesta segunda-feira (3.02), foi estabelecer meios para qualificação profissional e para ofertar a prática esportiva na rede do Sistema Único de Assistência Social

ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), José Antônio Ferreira, nesta segunda-feira (03.02), em Brasília. O encontro teve como objetivo discutir parcerias para fortalecer políticas públicas de inclusão social, esporte e qualificação profissional, com foco no atendimento às pessoas com deficiência.

Durante a reunião, o ministro Wellington Dias enfatizou a necessidade de unir esforços para garantir que a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com foco nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), esteja qualificada para atender às demandas das pessoas com deficiência. “Vamos mapear a rede do MDS e identificar locais onde seja possível a prática esportiva, especialmente para atender às pessoas com deficiência”, afirmou.

A assistência social conta com cerca de 12 mil equipamentos, que incluem os CRAS, CREAS, Centros Pop, dentre outros, pelo país. Wellington Dias também ressaltou a possível integração da parceria com o Programa Acredita no Primeiro Passo. A ideia é oferecer qualificação profissional não apenas para a captação e formação de atletas, mas também para pessoas com deficiência e para quem cuida delas, visando inseri-las no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo.

“Vamos desenvolver o Acredita com um olhar especial para a pessoa com deficiência e também para a Política de Cuidados, especialmente para as mulheres que cuidam de outras pessoas”, prosseguiu o ministro.

O presidente do CPB, José Antônio Ferreira, reforçou o interesse da entidade na parceria com o MDS e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). “O CPB tem o maior interesse nessa parceria, onde a gente possa atingir um maior número de pessoas com deficiência no país, além de contribuir com a qualificação dos profissionais nos CRAS e CREAS. Além disso, oferecemos cerca de três mil cursos de qualificação, e isso será importante para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, explicou.

Também participaram da reunião o secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, o diretor de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Antônio José Ferreira, e o secretário-geral do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, ex-presidente do CPB. 

Mizael Conrado celebrou as iniciativas como uma grande oportunidade para a inclusão. “É uma imensa alegria poder atuar conjuntamente com o ministro e sua equipe para levar cidadania e inclusão para as pessoas com deficiência do Brasil. O MDS vai tornar esse sonho possível”.

O representante do MDHC, Antônio José Ferreira, enfatizou o compromisso do Governo Federal em melhorar a vida das pessoas. “Ampliar esforços com todos os parceiros, ministérios e organizações da sociedade civil para transformar e melhorar a vida das pessoas é o mandato do presidente Lula”, disse.

O secretário André Quintão destacou os benefícios da parceria para o SUAS. “Essa colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro trará muitas oportunidades para reforçar a inclusão social, os serviços de convivência, o BPC na Escola e a qualificação profissional. É um bom avanço”, concluiu.

Durante a reunião, os membros do CPB convidaram o ministro Wellington Dias para conhecer as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, no Parque Fontes do Ipiranga, zona sul de São Paulo. A estrutura esportiva é a mais moderna da América Latina e uma das melhores do mundo e é um dos legados dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, tendo recebido recursos do Governo Federal para a sua construção. Saiba mais

Assessoria de Comunicação – MDS

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *