youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Kamala e Trump chegam empatados à véspera da eleição nos EUA; confira as últimas pesquisas

By  |  0 Comments

Últimas pesquisas revelam empate técnico entre os candidatos nos principais estados-pêndulo, aumentando a tensão para o resultado final

Donald Trump e Kamala Harris
3/8/2024 e 6/8/2024
Donald Trump e Kamala Harris 3/8/2024 e 6/8/2024 (Foto: REUTERS/Umit Bektas/Elizabeth Frantz)

A poucos dias da eleição presidencial de 2024 nos Estados Unidos, a corrida entre Kamala Harris e Donald Trump está acirrada, com os candidatos empatados tecnicamente tanto no cenário nacional quanto nos estados-pêndulo, cruciais para o resultado. A última pesquisa da CNN, conduzida pelo instituto SSRS, aponta que a democrata e o republicano estão com 47% de apoio entre prováveis eleitores — em um país onde o voto não é obrigatório, mobilizar os eleitores até as urnas é um dos grandes desafios de ambos. Em setembro, a vantagem era ligeiramente de Kamala, com 48% contra 47% de Trump. No entanto, pesquisas logo após a retirada de Joe Biden da corrida mostraram um cenário ainda mais apertado, com Trump atraindo 49% das intenções de voto dos eleitores registrados, enquanto Kamala mantinha 46%. As informações são da CNN Brasil.

Esse equilíbrio na disputa nacional ressalta a importância dos estados-pêndulo, que, pelo sistema de Colégio Eleitoral, podem definir a eleição. Os estados atribuem delegados aos candidatos, e o vencedor da eleição é aquele que somar pelo menos 270 deles. Entre 10 de outubro e 2 de novembro, a média de pesquisas da CNN indica uma vantagem mínima de Trump em estados estratégicos, como Arizona (49% contra 47%), Carolina do Norte (48% contra 47%) e Geórgia (49% contra 47%). Já em Michigan, Pensilvânia e Wisconsin, Harris apresenta ligeira vantagem, em alguns casos também dentro da margem de erro, mantendo a disputa em suspenso até os resultados finais.

A cobertura intensiva sobre as intenções de voto é sustentada por levantamentos de outros institutos de pesquisa. A pesquisa do New York Times/Siena College, por exemplo, também aponta um empate nos estados mais disputados, revelando a possibilidade de um pleito ainda mais fragmentado, especialmente com a presença de outros candidatos no boletim de voto. Neste levantamento, Carolina do Norte apresenta Kamala com 48% das intenções de voto, enquanto Trump tem 45%. Já na Geórgia e Michigan, ambos os candidatos empatam em 46%, com variações mínimas em outros estados, como Nevada e Wisconsin, mantendo a margem de erro que impossibilita a previsão de um vencedor.

Uma pesquisa recente da NBC News reforça essa realidade de empate, com Trump recebendo 47% e Kamala 46% das intenções de voto. A disputa está ainda mais equilibrada entre aqueles que inicialmente apoiaram outros candidatos ou estavam indecisos, revelando uma distribuição de 49% para cada um em uma situação de escolha direta entre Kamala e Trump.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…


  • Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…


  • PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…


Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *