youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Distrital Ricardo Vale comenta sobre sua reeleição para a vice-presidência da CLDF e ressalta as principais iniciativas de seu mandato

By  |  0 Comments

Recém-reeleito vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Ricardo Vale (PT), falou sobre a satisfação de ter sido escolhido, de forma unânime, pelos seus pares para mais uma vez representar o poder Legislativo. Segundo ele, que concedeu entrevista ao TaguaCei, nesta quinta-feira (5), sua reeleição é resultado de um trabalho que a Casa vem fazendo nesta legislatura e que está sendo pautado, não pelas divergências ideológicas, que é comum na política, mas, sim, por uma presença forte dos deputados distritais em fiscalizar e sugerir melhores alternativas para a população local.

“É uma alegria a gente ter sido reconduzido para vice-presidência da Casa por unanimidade. Foi um acordo que nós fizemos na Mesa Diretora que teve um processo de disputa, mas que o reconhecimento, o trabalho que a gente faz aqui, no sentido de deixar a Câmara mais transparente – nós fomos considerados a Câmara mais transparente do Brasil – e isso é fruto dessa área que a gente coordena, que é a área de comunicação”, disse Vale. “Eu tenho com todos os deputados aqui, nós temos muitas diferenças políticas, ideológicas, mas eu respeito todo mundo e procuro ajudar todo mundo e a Câmara é um instrumento poderoso da democracia, do povo do Distrito Federal, por isso, estou muito feliz com tudo que está acontecendo e vamos trabalhar mais ainda neste segundo semestre”, complementou.

Ricardo Vale também comentou sobre sua atuação parlamentar e disse que seu mandato, até então, foi marcado pela defesa de uma saúde de maior qualidade, pelo apoio incondicional à cultura e à educação, e por ações que buscaram fortalecer o esporte na capital federal como forma de ser agente de transformação na vida de jovens e adultos que buscam na prática esportiva um meio para se afirmarem na sociedade.

“O nosso trabalho foi em defesa da saúde pública do DF, da educação, da melhoria do sistema de transporte público, pois são as coisas que eu acho que as mais graves que estão acontecendo hoje no DF. Mas também fizemos projetos e destinamos emendas para a cultura e o esporte, porque você sabe que eu tenho um carinho muito grande pelo esporte como instrumento de transformação, de socialização, de inclusão social”, ressaltou Vale.

Mobilidade

Ainda ao comentar sobre a situação do transporte público no DF, Ricardo Vale lembrou que esse é um dos temas mais recorrentes na Casa, além de ser motivo críticas constantes por parte da população que pede mais linhas e melhores ônibus. De acordo com o distrital, a Casa está atenta para esses problemas e que a intenção dos distritais para o próximo período é buscar criar soluções junto com o governo local para viabilizar meios de minimizar os problemas deste segmento, como por exemplo, criar faixas exclusivas para ônibus e adquirir trens novos para o Metrô.

“Precisamos rediscutir a política de transporte, sobretudo os coletivos, dos ônibus, aumentar as linhas de Metrô, porque transporte do DF é uma das áreas que a gente mais recebe reclamação. Então, precisa de uma nova política e a gente já está trabalhando, estamos acompanhando isso, é uma questão muito importante essa que se levanta, pois temos que investir, não tem jeito, está saturado o sistema, são poucos ônibus, poucas linhas do Metrô”, avalia o distrital.

Saúde

Ainda ao comentar sobre os serviços públicos, Vale fez questão de enfatizar a situação da saúde pública que, segundo ele, também continua sendo um problema para a população. “Também não podemos deixar de esquecer que a saúde pública está com muitos problemas e a gente está aqui trabalhando para que o governo melhore a saúde do Distrito Federal”, afirmou.  

Eixão do Lazer

O deputado analisou a medida do governo de intervir na venda de produtos no Eixão do Lazer, como a ação ocorrida no domingo passado pelo DF Legal, que retirou ambulantes da região, provocando críticas e desaprovação dos frequentadores. Segundo Ricardo Vale, o Eixão do Lazer é uma lei antiga que foi aprovada ainda durante o governo de Agnelo Queiroz (PT) e que tem como objetivo a valorização da cultura, do esporte e do entretenimento.

“O Eixão do Lazer é um patrimônio público do povo, ali a cultura funciona, a pessoa vai lá para brincar, para fazer o seu piquenique, para ouvir uma música e de repente foi surpreendida com um alarde. O governador foi muito infeliz em fazer aquilo e o decreto que ele editou também não vai funcionar, porque temos que discutir melhor com a sociedade, discutir com o povo”, afirma.

Para Vale, a situação é complexa e não será resolvida se ouvir a população, já que o espaço é uma alternativa não só para quem busca entretenimento, mas também para pessoas que estão a procura de esporte em geral. “Eu sinceramente não compreendi e fui procurar compreender e vi que o governo se apegou a um decreto da época da pandemia que impedia os ambulantes de trabalharem ali, mas a pandemia já acabou, a vida já voltou ao normal, e a gente tem agora é que melhorar aquelas condições, fazer um projeto de ocupação, ordenando onde todo mundo possa trabalhar. Enfim, nós estamos trabalhando nisso e fiquei satisfeito porque o governo já revogou esse decreto”, sustenta Vale.

Novo decreto

Ricardo Vale disse que se o governo quiser baixar um decreto estabelecendo normas para os frequentadores e para os ambulantes que atuam na região, precisa passar primeiro por órgão que tem responsabilidade por aquele espaço, como o DER, já que o eixo Sul e Norte são vias e, por isso, são de responsabilidade direta do órgão.

“O DER precisa apresentar um plano de ocupação, eu trabalhei muito nisso, estive conversando com vários secretários e ali está alçada do DER, mas não importa, tem que ter bom senso, bom senso de deixar o povo se divertir, deixar o povo trabalhar sobretudo. Está certo que ali é um ponto de geração de emprego. de renda, de cultura, de lazer, então, nós estamos trabalhando para melhorar isso”, disse o distrital.

Ainda sobre a ação de domingo, Ricardo Vale, que se diz frequentador do Eixão do Lazer, onde vai assistir shows de rock and roll, destacou que seu mandato irá estar do lado do povo nesse debate e que trabalhará na Casa para que o Eixão do Lazer continue tendo as mesmas características que sempre teve e que a tendência é de buscar melhorias para espaço e não o contrário.

“Nós estamos do lado do povo sempre. Nós somos eleitos pelo povo para estar do lado do povo e eu acredito também que o governo vai ter bom senso e vai deixar o Eixão ali funcionando de forma muito tranquila, sem prejudicar ninguém, a harmonia para todo mundo, seja para o pessoal da cultura ou de quem trabalha, de quem convive ali. Enfim, vai dar tudo certo”, garantiu o distrital.

Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.

  • Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, decidiu que só apresentará a denúncia contra Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 indiciados por tentativa de golpe de Estado em 2025. A análise detalhada do extenso relatório da Polícia Federal, que conta com mais de 800 páginas, será fundamental para a construção de uma denúncia robusta, segundo aponta…

  • Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento

    O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto 46.541 que determina a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) dentro do organograma da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O ato ocorreu no gabinete do chefe do Executivo e contou com a participação do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, do…

  • PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 em inquérito sobre golpe de Estado

    A Polícia Federal vai indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por participação em uma tentativa de golpe de Estado e por integrar uma organização criminosa, que pretendia derrubar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022, do poder. As informações foram obtidas pelo Correio junto a fontes na corporação. O relatório final do inquérito que…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *