youtube facebook instagram twitter

Conheça nossas redes sociais

Filas, demora e desencontros: moradores do DF relatam dificuldades para fazer testes de Covid-19

By  |  0 Comments

Aumento da procura por exames tem ocorrido desde última semana de 2021; em alguns locais, pacientes não conseguiram atendimento. Secretaria de Saúde diz que pretende ampliar testagem e medidas de prevenção.

Fila em UBS do DF, nesta quarta-feira (5) — Foto: Reprodução
Fila em UBS do DF, quarta-feira (5) — Foto: Reprodução

Em meio ao aumento da demanda por testes de Covid-19 nos últimos dias, moradores do Distrito Federal relatam demora, grandes filas e informações desencontradas na busca por exames na rede pública da capital.

Na tarde desta quarta-feira (5), a fila para atendimento no posto de testagem da Rodoviária do Plano Piloto dava voltas no terminal. Pacientes relataram filas de até duas horas. No meio da tarde, dezenas de pessoas aguardavam para fazer o exame, na unidade que funciona até as 17h.

O serviço também é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No entanto, pacientes ouvidos pelo g1 afirmam que voltaram para casa sem atendimento. Segundo os relatos, não há exames disponíveis para todos os pacientes ou eles são feitos para, no máximo, 15 pessoas por dia.

Questionada sobre a situação, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que os testes nas UBS são realizados mediante “avaliação da equipe multiprofissional” e que há quatro postos de testagem ampla, nos seguintes locais:

  • UBS 1 da Asa Sul
  • UBS 2 da Asa Norte
  • Rodoviária do Plano Piloto
  • Aeroporto de Brasília (apenas para passageiros do desembarque doméstico)

A pasta afirma ainda que “em função do novo cenário epidemiológico do Distrito Federal”, “avalia novas alternativas para maximizar a testagem e as medidas de prevenção, tanto à Covid-19 quanto à Influenza, bem como as suas possíveis variantes” (veja íntegra ao fim da reportagem).

A procura por testes ocorre em meio a um aumento no número de casos da Covid-19 no DF e a alta na taxa de transmissão da doença, que chegou a 1,12, segundo boletim da Secretaria de Saúde divulgado no fim da tarde de terça-feira (4).

Dificuldade

Fila em UBS do Distrito Federal — Foto: Arquivo pessoal

Fila em UBS do Distrito Federal — Foto: Arquivo pessoal

Morador do Gama, um homem de 29 anos, que não quis se identificar, contou que está com sintomas da Covid-19 e decidiu fazer o teste na tarde desta quarta-feira, mas não encontrou o exame em nenhuma UBS da região.

“Passei por vários lugares e nada. Ou tinha muita gente na fila e não daria para atender a todos, ou só estavam fazendo testes pela manhã”, diz.

Em uma das UBSs, ele foi informado que apenas as 15 primeiras pessoas que chegaram na unidade fariam o teste. “Teve uma servidora que me informou que eu não poderia fazer o teste ali, porque eu moro no Setor Central do Gama e lá não atendem moradores de outras regiões”, relata.

Como mora com os pais idosos e a mãe tem câncer, o homem decidiu passar a noite em um hotel para diminuir riscos. “Passei duas horas procurando um teste na rede pública, o jeito agora é pagar na rede privada mesmo”, afirma.

Isolada

A empresária Ludmila Carmo, de 41 anos, passou pela mesma dificuldade nesta quarta. À procura de teste de Covid-19 para a sobrinha, de 21 anos, que voltou no domingo (2) de Minas Gerais, não teve sucesso. A jovem está com sintomas gripais desde que retornou à capital.

“Chegamos na UBS de Vicente Pires às 10h, pediram para voltar às 12h. Voltamos e cinco pessoas estavam na nossa frente. Os pacientes passavam por triagem, mas não tinha médico. Voltamos 15h30, e nos informaram que minha sobrinha estava agendada para sexta de manhã. Pensei que fosse mais acessível”, afirma Ludmila.

Como teve contato com uma pessoa em Minas Gerais que testou positivo para a Covid-19, a sobrinha da empresária está isolada de toda a família. “Ela está num quarto e passa o dia todo de máscara. A gente leva comida para ela, de máscara também. Estamos sem saber o que fazer”, diz.

FONTE: G1-DF

Siga nossas redes sociais

Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/

Site: https://jornaltaguacei.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/

Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/

Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves

Twiter: https://twitter.com/JTaguacei

Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka

YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber

Jornalista

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *