Efeitos do Desenrola Brasil começam a surgir com queda do juros rotativo
Dados apresentados pelo Banco Central referentes ao mês de fevereiro mostram um menor volume de dinheiro no rotativo e maior no crédito à vista
O Banco Central divulgou, nesta semana, dados referentes ao mês de fevereiro acerca dos juros cobrados no rotativo do cartão de crédito, que atingiram o menor nível desde dezembro de 2022. Para especialistas, a queda se deve pelo Programa Desenrola Brasil, sancionado em janeiro, e cortes na taxa Selic.
De acordo com o BC, a taxa média de juros cobrada no cartão de crédito recuou de 96,1% ao ano, em fevereiro de 2023, para 84,9% ao ano, em fevereiro de 2024. Já no rotativo, a redução foi de 420,4% ao ano para 412,5% ao ano, a menor taxa desde dezembro de 2022.
Para o especialista em finanças e investimentos, Hulisses Dias, o Desenrola está permitindo que a população renegocie suas dívidas com condições especiais e, aos poucos, tenha espaço no orçamento para consumir, o que acaba refletindo também na economia.
“A lei do desenrola colocou um teto nos juros cobrados no rotativo do cartão de crédito, que desde janeiro é limitado a 100% do valor da dívida original, criando assim uma trava no efeito bola de neve”, explicou Hulisses ao Correio.
Além disso, os dados divulgados mostram um menor volume de dinheiro no rotativo e maior no crédito à vista em fevereiro. “Esse é um dado importante, pois se a população evitar pagar juros sobre dívidas terá mais dinheiro disponível no orçamento para consumir”, pontuou também o especialista.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
- Swedenberger do Nascimento, o Berger, participa da sessão na CLDF que celebra os 30 anos do primeiro governo do PT no DF
- Ex-governador do DF, Cristovam Buarque, participa de sessão na CLDF que homenageia os 30 anos de seus governo na capital federal
- Ricardo Vale participa das comemorações dos 30 anos da eleição do 1º governo do PT no DF
- Gonet decide apresentar denúncia contra Bolsonaro apenas em 2025
- Governador Ibaneis Rocha assina decreto que cria, na Polícia Civil, a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento