As ações incluem medidas de crédito, capital de giro e tarifa zero para delivery
Por Samanta Sallum
Grandes empresas como Ambev, Coca-Cola, Google, Rappi e Stone aderiram ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel, com o objetivo de apoiar bares e restaurantes ainda impactados pela pandemia. Representantes das empresas anunciaram oficialmente ontem, em São Paulo, iniciativas para fortalecer e desenvolver o setor de alimentação fora do lar.
As ações incluem medidas de crédito e capital de giro pela Ambev; capacitação de empreendedores pela Coca-Cola; digitalização de estabelecimentos pelo Google; tarifa zero para delivery pela Rappi; e educação financeira pela Stone.
Tarifa zero para delivery
A Ambev, por exemplo, está oferecendo medidas de crédito e capital de giro para ajudar 80 mil bares e restaurantes a se reerguerem. A Coca-Cola está focada na capacitação de empreendedores, enquanto o Google está empenhado na digitalização de 200 mil estabelecimentos em parceria com a Abrasel. A Rappi, por sua vez, está oferecendo três anos de tarifa zero para delivery para todos os restaurantes que aderirem ao plano até julho, além de impulsionar a logística em mais de 70 cidades.
– R$ 416 bilhões – Movimento anual dos bares e restaurantes
– 3,6% do PIB nacional
– 22% dos negócios operam no prejuízo
– 36% estão endividados
Da sobrevivência para o crescimento
“Esse é um passo concreto para virar a chave da sobrevivência para o crescimento. O apoio dessas empresas e de outras que ainda virão reforça a confiança no setor e contribui para uma transformação real e estruturante. Não se trata de ações pontuais, mas de compromissos contínuos que impactam diretamente quem está na ponta: o pequeno empreendedor”, afirmou O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci
Mais prazo para pagamento
“Queremos ser parceiros, estar ao lado dos nossos clientes. Se eles crescem, o Brasil cresce também e fortalece todo o ecossistema. Uma das soluções que encontramos para apoiar e contribuir com o crescimento do setor foi expandir o acesso a prazos de pagamento para nossos produtos.”, afirmou Felipe Sarmento, Diretor Financeiro de Vendas da Ambev.
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