O secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, disse que a capital do país terá mais quatro unidades da Casa da Mulher Brasileira (CMB) até abril de 2025.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7/3), durante o lançamento do calendário Março Mais Mulher 2025, no Palácio do Buriti, evento que reuniu autoridades e apresentou uma série de ações voltadas ao público feminino.
Instituída em 2013, a Casa Mulher Brasileira é um espaço público que concentra serviços especializados e multidisciplinares para o atendimento às mulheres em situação de violência.
As novas unidades serão instaladas em Sobradinho II, São Sebastião, Sol Nascente e Recanto das Emas. “Quando chegamos no governo, encontramos a Casa da Mulher Brasileira derrubada. Este ano serão entregues mais quatro casas no Distrito Federal”, afirmou Gustavo Rocha.
As obras são financiadas pelo Ministério das Mulheres e pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, destacou que todas as unidades já foram construídas e estão na fase de aquisição de equipamentos. As casas do Recanto das Emas e do Sol Nascente serão inauguradas até o fim de março, enquanto as demais estão previstas para abril. “A gente tem que assumir a meta de feminicídio zero e é preciso que o Estado esteja próximo da mulher”, declarou Giselle.
Programação do Março Mais Mulher
O calendário Março Mais Mulher 2025 inclui mais de 300 atividades promovidas por órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), representantes do Judiciário, embaixadas e parceiros públicos e privados.
Entre os destaques, estão palestras em escolas públicas, entrada gratuita para mulheres no Zoológico no sábado (8), passeios motociclísticos, o Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF, exposições temáticas, além de eventos esportivos como a Caminhada e Corrida das Mulheres. A programação completa pode ser conferida aqui.
Projeto Meninas em Ação: Liderando o Futuro do DF
Durante o evento, autoridades também destacaram o programa “Meninas em Ação: Liderando o Futuro do DF“, uma parceria entre Secretarias do DF e diversas embaixadas. O projeto selecionará alunas do 3º ano do ensino médio de três escolas públicas — CEM 01 de Planaltina, CEMI do Gama e CESO do Plano Piloto. As estudantes irão assumir, por um dia, os cargos de mulheres que são referência no DF, proporcionando uma experiência de liderança e inspiração profissional.
Para a secretária de educação, Hélvia Paranaguá, a iniciativa visa fortalecer a confiança e a capacidade de decisão das jovens. “Quando as meninas são empoderadas, ganham confiança, voz e capacidade de tomar decisões sobre suas vidas. Isso promove igualdade de gênero e investimento em um futuro mais justo”, afirmou.
Com informações do portal Metrópoles
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
Fumaça preta surge e conclave não elege papa em 1ª votação
Cardeais seguem reunidos na Capela Sistina em processo que exige maioria qualificada para escolha do sucessor de Francisco A primeira rodada de votação do conclave para escolha do próximo papa, realizada nesta quarta-feira (7/5), terminou sem ninguém eleito. Como prevê a tradição, a fumaça preta que saiu pela chaminé da Capela Sistina indicou que nenhum dos 133…
GDF investe em ações para reforçar atendimento de crianças com doenças respiratórias
Além da aquisição inédita do medicamento Nirsevimabe, SES-DF também contratou mais médicos neonatologistas e novas UTIs pediátricas Para garantir um atendimento mais eficiente às crianças durante o período de aumento de doenças respiratórias, o Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo em ações pioneiras, como a contratação de unidades de terapia intensiva (UTI) e a…
Virginia prestará depoimento à CPI das Bets na próxima semana
Influenciadora será ouvida como testemunha por comissão do Senado que investiga irregularidades no setor de apostas on-line após pedido da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) A influenciadora digital Virginia Fonseca deve prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, na próxima terça-feira (13/5), às 11h. Ela será ouvida na condição de testemunha, em sessão marcada…
Deixe um comentário