DF tem inscrições abertas para escolha dos Educadores Sociais Voluntários de 2025
O Governo do Distrito Federal (GDF) está com inscrições abertas para a seleção dos Educadores Sociais Voluntários (ESVs) do ano letivo de 2025. Ao todo, serão oferecidas 7,5 mil vagas, distribuídas entre as 14 coordenações regionais de ensino (CREs) da rede pública.
O processo é gratuito e os interessados têm até 17 de janeiro para registrar as candidaturas no site. A portaria de regulamentação do certame foi publicada no dia 27 de dezembro de 2024 e determina os critérios para seleção dos profissionais nos anos de 2025 e 2026.
Os educadores sociais voluntários terão como funções apoiar nas escolas regulares em tarefas como alimentação, locomoção e higienização de estudantes com deficiência e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os ESVs também participarão de atividades pedagógicas e auxiliarão nos momentos de refeição no contraturno das escolas de tempo integral.
“Esses profissionais são essenciais para garantir que todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, tenham acesso a um ambiente educacional que seja não só acessível, mas também estimulante. A contribuição desses voluntários é decisiva para o desenvolvimento das crianças e jovens, reforçando o compromisso da Secretaria com uma educação pública de qualidade para todos”, destaca a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Inscrição
A inscrição exige a apresentação de documentos como identificação oficial com foto, certidões negativas criminais das Justiças Federal e Distrital, certidão negativa da Justiça Eleitoral, comprovante de residência e de escolaridade, além do termo de ciência exigido pelo edital.
Para participar da seleção, o candidato deve ter 18 anos completos e atender a um dos seguintes critérios: possuir experiência comprovada como Educador Social Voluntário; estar cursando licenciatura ou bacharelado em áreas relacionadas ao programa; ter concluído o ensino fundamental; e ser indígena com proficiência em português e na língua indígena.
Candidatos com experiência também devem apresentar comprovação. Durante o preenchimento, é necessário optar por uma regional de ensino e até duas unidades escolares, para os turnos matutino ou vespertino, além de informar a disponibilidade para atuar em mais de um turno.
Distribuição de vagas por regional de ensino:
→ Brazlândia: 371 vagas;
→ Ceilândia: 1.174 vagas;
→ Gama: 417 vagas;
→ Guará: 294 vagas;
→ Núcleo Bandeirante: 423 vagas;
→ Paranoá: 386 vagas;
→ Planaltina: 838 vagas;
→ Plano Piloto: 901 vagas;
→ Recanto das Emas: 370 vagas;
→ Samambaia: 546 vagas;
→ Santa Maria: 304 vagas;
→ São Sebastião: 300 vagas;
→ Sobradinho: 407 vagas;
→ Taguatinga: 769 vagas.
A classificação será baseada na análise curricular, conforme critérios detalhados no Anexo II do edital. Os candidatos com maior pontuação serão selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Após a seleção, os aprovados deverão assinar o Termo de Adesão e Compromisso e abrir uma conta poupança vinculada ao Banco de Brasília (BRB). Os voluntários irão desempenhar suas funções com uma carga horária de quatro horas diárias ininterruptas por turno.
Passado o período de inscrições, será realizada a análise curricular, de forma online, pelas comissões avaliadoras. O resultado parcial será divulgado no dia 22 de janeiro nos murais e canais de comunicação online das escolas, seguido pelo período para interposição de recursos, que ocorrerá em 23 de janeiro.
O resultado dos recursos será publicado no dia 24 de janeiro, e o resultado final será divulgado em 27 de janeiro. Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, às escolas convocarão os candidatos para a assinatura do termo de adesão.
Formação
De acordo com a Lei nº 3.506, de 20 de dezembro de 2004, a formação dos ESVs é obrigatória e acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2025, com carga horária de 30 horas.
A capacitação será oferecida pela Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e incluirá conteúdos sobre educação especial, tecnologia assistiva, socialização de estudantes com deficiência e transtornos, além de visitas a instituições de apoio aos estudantes com necessidades especiais.
Com informações da Agência Brasília
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Ibaneis determina inclusão de policiais militares no plano de saúde do GDF
Governador também estuda a possibilidade de inserir os bombeiros no plano. Policiais civis já são contemplados Ibaneis pediu à Casa Civil e à Secretaria de Economia para estudar a possibilidade de também inserir bombeiros no plano – (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press) O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a inclusão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no…
-
Vendas de automóveis têm maior crescimento desde 2008, indica Fenabrave
Em 2024, foram registrados mais de 2,4 milhões de emplacamentos, um crescimento de 14% 2024 é um dos 10 melhores anos já registrados no ranking histórico da Fenabrave, diz entidade – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press) As vendas de veículos cresceram em quase todos os segmentos em 2024. De acordo com dados publicados pela Federação Nacional da Distribuição de…
-
Ampliação do horário da farmácia oncológica do HRT facilita acesso e acolhimento a pacientes
Com a mudança, o atendimento ocorre das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h; medida traz mais comodidade e acessibilidade na rede pública para usuários com câncer Desde o início de janeiro, a primeira farmácia ambulatorial especializada em oncologia do Distrito Federal, localizada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), passou a atender até as…