PT-DF decide apoiar Leandro Grass como pré-candidato a governador; ‘Nosso programa não vai ser um pacto entre os partidos, vai ser um pacto com a sociedade’
O encontro regional do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal (PT-DF) concluiu a nominata que tem o nome do deputado distrital, Leandro Grass (PV), para concorrer pela federação formada pelo PV, PT e PCdoB, à vaga de governador do DF. Grass, que além de político, é também professor universitário e já foi pesquisador nas áreas de sociologia do desenvolvimento, políticas públicas, participação social, falou com exclusividade ao TaguaCei sobre como será sua campanha e externou o seu sentimento ao saber que irá representar um grande grupo de esquerda e centro-esquerda nas eleições do próximo dia 2 de outubro.
“A nossa chapa ‘Esperança Brasil’, venceu e agora estamos com uma nominata fortíssima, de pessoas extremamente competentes, capazes, e que irão mudar, sem dúvida, a cara do Legislativo no DF e no Congresso Nacional”, afirmou.
Para o pré-candidato, o DF enfrenta, hoje, a “pior crise” de toda sua história. Com alto índice de desemprego, baixo investimento nas áreas sociais, de saúde e educação, Grass lembra que o governo de Ibaneis Rocha (MDB) será lembrado por ter tido uma gestão que precarizou o poder público e desrespeitos os direitos democráticos conquistados há anos pela população.
“Mas este governo [gestão Ibaneis Rocha] conseguiu destruir aquilo que nós tínhamos construído, minimamente, na assistência social, na saúde, na educação, ao longo dos últimos anos. Além de destruir também a gestão democrática que sempre fizemos”, diz. “Parcelou a assistência social, colocou na saúde um monstrengo, que é esse Iges-DF, e que está, infelizmente, matando as pessoas nas filas dos hospitais, e, na educação, temos os professores desacreditados, adoecidos e pouco valorizados”, ressalta.
Grass fez questão de lembra que sua gestão, caso eleito, será como está sendo sua pré-campanha, que segundo ele, é feita “nas ruas, conversando com as pessoas”. Assim, com uma gestão democrática e participativa, o pré-candidato ao GDF lembra que todas as políticas públicas que virão a ser empregadas durante em um possível governo liderado por ele serão respaldadas nas verdadeiras demandas populares.
“Nós vamos fazer uma campanha de rua, nas comunidades, como, aliás, temos feitos em vários lugares do Distrito Federal. Vamos percorrer novamente, vamos revisitar esses lugares que nós já estivemos e que vimos de perto os problemas da população, para apresentar o nosso projeto. Queremos ter núcleos, vários comitês, em várias casas, residências. Queremos estar junto das pessoas que defendem o nosso projeto, porque o DF não vai suportar mais quatro anos deste desgoverno do Ibaneis”, diz.
Conforme destacou o pré-candidato ao GDF, a forma de governar de Ibaneis deixa explícito que é uma gestão que favorece os grandes investimentos em detrimento das políticas públicas voltadas, em especial, para os mais pobres. Como exemplo, Grass citou as imensas filas – “são mais de 250 mil solicitações de atendimentos nos CRAS” –, os hospitais superlotados e sem infraestrutura, baixo investimento na segurança pública – “o que tem acarretado no aumento dos casos de feminicídio” –, educação e saúde – “onde deve se investir na atenção primária, medida que o governador não”.
“Por isso, essa frente (PV, PT e PCdoB) é uma frente de oposição ao governo Ibaneis. É a frente que vai derrotar Ibaneis nas urnas e, não só ele, mas também o seu grupo político. Porque queremos implantar as melhores políticas, que são aquelas que atende ao cidadão, seja na saúde, na educação, ou que transforme a vida das pessoas para melhor”, argumenta Grass. “Nosso programa não vai ser um pacto entre os partidos, vai ser um pacto com a sociedade. Por isso, nós estamos escutando muito as pessoas. Estamos fazendo imersões, encontros, reuniões para receber sugestões, demandas da sociedade para que o nosso programa expresse e represente exatamente o que o DF precisa”, completa.
Ainda sobre a campanha e como será o embate entre ele e o também pré-candidato Ibaneis Rocha, Grass diz saber que enfrentará “um adversário que vai usar muito dinheiro, vai usar muito, infelizmente, da máquina, da estrutura pública para fazer a campanha dele, mas nós temos as pessoas, que têm esperança e muita boa vontade”.
No cenário federal a concepção é a mesma. De acordo com Leandro Grass, assim como o governo Ibaneis sucateou os serviços públicos, o governo federal, sob gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), também está sendo marcado por uma ingerência generalizada, igualmente caracterizada por uma alta taxa de desemprego, baixo investimento público e uma alta abusiva nos preços dos alimentos e dos combustíveis.
“Esse governo [de Jair Bolsonaro] também acabou com muitas coisas que nós conquistamos nos últimos 20, 30 anos no Brasil. Então, a candidatura do ex-presidente Lula é uma prioridade para nós. Nós vamos trabalhar para que o presidente Lula vença no Distrito Federal também”, afirmou Grass.
Siga nossas redes sociais
Site: https://www.ceilandiaemalerta.com.br/
Site: https://jornaltaguacei.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CeilandiaEmAlerta/
Facebook: https://www.facebook.com/jtaguacei/
Facebook: www.facebook.com/jeova.rodriguesneves
Twitter: https://twitter.com/JTaguacei
Instagram: https://www.instagram.com/p/B7dbhdLH46R/?igshid=1xg5rkqaqkuka
YouTube:https://www.youtube.com/channel/UCPu41zNOD5kPcExtbY8nIgg?view_as=subscriber