Com já é tradicional, festas típicas marcam os meses de junho e julho em Ceilândia
De acordo com informações da Administração Regional de Ceilândia, as festas juninas que acontecem na região marcam o que eles chamam de “maratona”. Devido ao grande número de festas em diversos setores da cidade, a região é uma das mais pulsantes quando o assunto é quadrilha e comidas típicas das festas juninas e julinas.
A tradição das festas juninas é uma tradição originalmente nordestina. Com o passar dos anos a cultura se espalhou para outros cantos do país, mas necessariamente ainda é no Nordeste que melhor se representa esse tipo de arte. Ceilândia acaba sendo o palco principalmente dessas festividades no Distrito Federal porque a cidade é a maior cidade com o maior número de nordestinos fora do Nordeste.
“Neste último sábado, dia 6, a cidade de Ceilândia foi palco para muitas festas julinas. A maioria dos eventos voltados para São João, foram comemorados em escolas da rede pública de ensino, entre estas festas estão”, informou a administração regional.
Algumas das festas destacadas pela administração aconteceram na Escola Classe Córrego da Coruja – a escola localizada na zona rural de Ceilândia fez uma homenagem ao eterno rei do baião, Gonzaguinha; a Escola Classe 56 – Expansão do Setor “O” – a escola fez uma festa tradicional de São João, não só para os alunose professores, mas também para pais e moradores da região; Festa Julina do Colégio WGS de Ceilândia; 10º Arraial Livre Acesso – evento realizado pela igreja Batista Livre, em Ceilândia Norte.