Ir para o conteúdo
Casa Saneamento Básico GDF cria força-tarefa para atuar em obras de saneamento básico; Ceilândia e Taguatinga serão atendidas
Saneamento Básico

GDF cria força-tarefa para atuar em obras de saneamento básico; Ceilândia e Taguatinga serão atendidas

Compartilhar
Compartilhar

O Governo do Distrito Federal (GDF) montou uma força-tarefa para tentar amenizar os problemas relacionados ao saneamento básico das regiões do DF. A meta, segundo o governo, é fazer com que 92% da população terá acesso – coleta e tratamento – ao esgotamento sanitário, além de 30% incrementar 30% da capacidade de tratamento de água. O governo espera também reduzir em 30% os pontos críticos de alagamento.

Para isso as pastas de Meio Ambiente (Sema), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Secretaria de Obras deverão trabalhar em conjunto.

“Uma das principais batalhas previstas no Eixo Meio Ambiente é garantir o saneamento sustentável. Apenas 3% dos resíduos sólidos coletados são destinados à reciclagem, o que gera elevado nível de deposição de resíduos com valor econômico em aterros sanitários”, comunica o GDF.

Campanhas publicitárias para conscientizar a população também serão lançadas, como a que propõem a sensibilizar a população a separar resíduos orgânicos – rejeitos/recicláveis para a consolidação da coleta seletiva.

O subsecretário de recursos hídricos e de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Jair Tannus, explica que as atividades fazem parte de um projeto que já existe, o Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil. “Por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras. A previsão de contratação dos serviços terá duração de um ano, com previsão de início em agosto de 2019.”

Outro ponto a ser combatido nessas iniciativas será os passivos do Lixão da Estrutural, que segundo o governo, será contornado com a criação de centrais de triagem e reciclagem e uma central de comercialização com potencial de geração de 750 postos de trabalho de catadores de materiais recicláveis. 

Haverá ainda a execução de serviços de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Setor Habitacional Sol Nascente. 

Compartilhar
Compartilhado por
Jeová Rodrigues

Jornalista

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Pdad aponta que 99% das residências do DF têm acesso a água e 95% a serviços de esgoto

Dados recentes da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) mostram que...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada nesta segunda-feira (15), mostra que a...

Sistemas de saneamento rural são entregues no pré-assentamento Pôr do Sol

Medida adotada pela Emater melhora a qualidade de vida e evita a...

32 milhões de brasileiros não têm acesso à água de potável

Levantamento mostra que 32 milhões de brasileiros padecem da falta de água...