Biden virá ao Brasil para o G20 e visitará a Amazônia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou, nesta quinta-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e confirmou que estará no Brasil entre 17 e 19 de novembro. O norte-americano participará da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, e visitará a Amazônia, uma viagem inédita de um chefe de Estado dos EUA em exercício.
Na conversa, Lula e o presidente norte-americano destacaram a convergência de prioridades entre os dois governos para a promoção da transição energética. “Biden enalteceu a importância do Brasil para a preservação das florestas tropicais e para o combate à mudança do clima”, afirmou o Palácio do Planalto, em nota.
Os dois também enfatizaram a importância da iniciativa bilateral pela promoção do trabalho decente no mundo — a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores.
Biden ainda parabenizou o Brasil pelos progressos do governo no combate à pobreza e à fome e desejou melhoras ao presidente brasileiro, que feriu a cabeça num acidente doméstico no mês passado.
Amizade
Biden também felicitou Lula pela presidência do G20 e comentou sobre os preparativos para o evento, nos dias 18 e 19. Ambos os líderes concordaram em permanecer em contato próximo durante o encontro no Rio.
Segundo o Planalto, Lula “reiterou a amizade e a admiração que tem pelo presidente norte-americano”. De acordo com o governo, Biden lembrou as excelentes relações Brasil-EUA nos últimos anos.
Também nesta quinta-feira, a Casa Branca confirmou a presença de Biden na reunião do G20, a reunião bilateral na cúpula e a visita a Manaus (AM). O presidente dos EUA também irá à Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), no Peru.
“O presidente Biden se deslocará depois a Manaus e ao Rio de Janeiro, no Brasil, de 17 a 19 de novembro. Enquanto estiver em Manaus, o presidente Biden visitará a floresta amazônica para se envolver com líderes locais, indígenas e outros que trabalham para preservar e proteger este ecossistema crítico, a primeira visita deste tipo de um presidente dos EUA em exercício”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre. “No Rio de Janeiro, o presidente Biden se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil à margem do G20 e reforçará a liderança dos EUA em matéria de direitos dos trabalhadores e de crescimento econômico limpo.”
Conforme Karine Jean-Pierre, “durante o G20, o presidente Biden demonstrará a forte proposta de valor dos Estados Unidos para os países em desenvolvimento e levará o G20 a trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios globais partilhados, como a fome e a pobreza, as alterações climáticas, as ameaças à saúde e os encargos da dívida dos países em desenvolvimento”.
Com informações do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro do que acontece em Taguatinga, Ceilândia e região? Siga o perfil do TaguaCei no Instagram, no Facebook, no Youtube, no Twitter, e no Tik Tok.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente/Pôr do Sol e região por meio dos nossos números de WhatsApp: (61) 9 9916-4008 / (61) 9 9825-6604.
-
Ministro Alexandre de Moraes será relator inquérito sobre bomba no STF
Alexandre de Moraes será relator da investigação sobre bomba no STF – (crédito: : Gustavo Moreno/STF) A Polícia Federal investiga as explosões ocorridas na noite de quarta-feira (13/11) na Praça dos Três Poderes. Um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Santa Catarina morreu durante as explosões. Segundo a PMDF, ele tinha bombas amarradas…
-
PEC pelo fim da jornada 6×1 já pode ser protocolada; Veja quem assinou
Proposta de Emenda à Constituição que pretende alterar a jornada de trabalho já conta com 194 Érika Hilton é autora da PEC que quer reduzir a jornada de trabalho de 6×1 – (crédito: Mario Agra / Câmara dos Deputados) A deputada Érika Hilton (PSOL-SP) informou que conseguiu o número necessário de assinaturas para protocolar a Proposta de…
-
PF fará reconstituição de cenário como na investigação do 8 de janeiro
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com estratégia semelhante à reconstrução de cenário na identificação dos crimes de 8 de janeiro do ano passado, quando os prédios do Três Poderes sofreram ataques golpistas. Entre os primeiros procedimentos que os peritos da PF devem fazer no local…